Certamente, você já deve ter reparado em estações de metrô, supermercados, farmácias e até mesmo dentro das empresas e escolas um recipiente para coleta de tampinhas. Essa iniciativa, além de ajudar na economia circular, também tem a renda revertida em doações para instituições, como hospitais, causa animal, casas de repouso e as que auxiliam pessoas com câncer, por exemplo.
Uma delas é a Tampinha Legal, criada pelo Instituto SustenPlást, do Rio Grande do Sul, com o apoio do Movimento Plástico Transforma, que tem como foco venderas tampas plásticas arrecadadas e repassar às instituições beneficiadas o dinheiro recebido, sem qualquer comissão. Na outra ponta, a indústria reutiliza o plástico para fabricar novos objetos, como cadeiras.
Em números, foram recolhidas, em nove estados brasileiros, nos últimos cinco anos, 638 milhões de tampinhas, equivalente a 1.148 toneladas de plástico que retornaram à indústria pela reciclagem e 2.250 toneladas de dióxido de carbono evitadas. “As organizações participantes usam o dinheiro como acharem melhor, desde que prestem anualmente contas dos recursos obtidos por meio do Tampinha Legal”, explica, à revista Exame, Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást.
Incentivo para doações
Um exemplo é a Naturgy, distribuidora de gás natural, que incentiva seus colaboradores ao tema. O objetivo é encaminhar 83% dos resíduos gerados em seus centros de trabalho para reciclagem ou para valoração energética, processo que utiliza esses materiais para geração de energia, em especial por indústrias. De acordo com a empresa, 7,2 toneladas deixaram de ser enviados a aterros sanitários, reduzindo a emissões de gases de efeito estufa, como metano e CO2, em 2023.
Conta com um ponto de coleta de tampinhas plásticas para apoio ao Projeto Rodando com Tampinhas, que une voluntariado com respeito ao meio ambiente. Já foram arrecadados, apenas em 2024, mais de 20 kg de tampinhas, que foram encaminhados ao projeto, que reverte a venda de tampinhas à aquisição de cadeira das rodas para doação.
“Respeito ao meio ambiente é um pilar para a Naturgy. Por isso, estamos trabalhando em várias frentes, como medidas de ecoeficiência, descarbonização e economia circular. Trabalhamos com a conscientização dos nossos colaboradores e por meio de parcerias. Estimulando o uso consciente dos recursos naturais, a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos, estamos contribuindo para o nosso planeta”, explica Simone Vieira Brandão, coordenadora de Prevenção, Qualidade e Meio Ambiente na companhia.
Foto: divulgação
