Energia

Empresários do setor de transportes atualizam frotas para torná-las menos poluentes

Empresários do setor de transportes atualizam frotas para torná-las menos poluentes - Fitec Tec News

Biocombustíveis, monitoramento de frotas e de rotas, eletromobilidade, tecnologia. Esses são alguns dos pontos que o setor de transportes está se engajando para tornar suas operações mais sustentáveis.

“A gestão de frotas está cada vez mais alinhada com a inovação tecnológica, o compromisso ambiental, a segurança e a humanização na gestão do trabalho dos motoristas”, ressalta Victor Cavalcanti, CEO da Infleet, startup baiana desenvolvedora de soluções para frotas.

O especialista frisa que investimentos em práticas sustentáveis, como a compensação de carbono e iniciativas para reduzir as emissões de gases poluentes, vão nortear esse mercado nos próximos anos, bem como tecnologias que permitam identificar, por exemplo, práticas de direção que possam aumentar o consumo de combustível e acelerar o desgaste dos veículos, contribuindo para uma manutenção mais acurada.

“Ao monitorar as condições de direção, por exemplo, conseguimos não apenas reduzir os custos operacionais, mas também auxiliar as empresas a reduzir suas emissões de poluentes, melhorando a eficiência do combustível e, consequentemente, contribuindo para um futuro mais sustentável”, explica Cavalcanti.

 

Biogás nos transportes

 

Outro potencial sustentável está no biogás. A Supergasbras, pertencente à SHV Energy, especializada mundial na distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), iniciou no Rio de Janeiro, localidade principal de suas operações, um projeto piloto com quatro caminhões movidos a uma mistura de diesel e biogás, sendo dois ao transporte de GLP envasado e dois para transporte a granel.

Segundo a companhia, o plano é expandir o projeto a mais 10 caminhões ainda neste ano, ampliando para 2% de sua frota pesada. Isso acontece após um pouco mais de um ano da introdução do primeiro caminhão elétrico para transporte de GLP a granel do mundo, que já reduziu a média de duas toneladas de CO₂ por mês, além de benefícios como menor custo de manutenção em comparação aos veículos a diesel.

“Em 2025, a frota elétrica será ampliada com a incorporação de novos caminhões, que substituirão parte dos veículos do canal de venda direta envasada. Com isso, 39% dessa operação passará a ser realizada com veículos elétricos, representando 8% da frota total de pesados”, comenta Fabiana Simões, gerente de logística, ao Transporte Moderno.

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto:Divulgação Supergasbras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *