A Ceneged, empresa cearense especializada em transição energética, em parceria com a concessionária Equatorial, está levando energia elétrica a mais de 10 mil famílias que vivem desconectadas do Sistema Interligado Nacional (SIN) na região nordeste do Pará.
A companhia é responsável pela instalação de placas solares, dispositivos de controle e baterias. Segundo informações da companhia, cada sistema instalado gera em média 120 kwh por mês através da conversão de energia solar captada durante o dia, e o excedente armazenado para uso à noite ou dias nublados.
“São domicílios que passam a ser atendidos por um recurso tão básico e comum a todos nós que é a energia elétrica, mas tão raro e distante para essa população. Esse não é apenas mais um contrato.Ele transcende as fronteiras dos objetivos empresariais, gerando um legado. Esse grande desafio traz o orgulho da participação em um projeto que, por meio do fornecimento de energia, fomenta diversas possibilidades de crescimento econômico e inclusão social, mudando a vida de todos os envolvidos”, frisa Renato Albuquerque Felipe, presidente da Ceneged.
Luz para as famílias da Amazônia
A ação faz parte do Programa Mais Luz para a Amazônia (MLA) criado em 2020 pelo Ministério de Minas e Energia(MME) com o objetivo de promover o acesso à energia elétrica à população brasileira localizada nas regiões remotas dos estados da Amazônia Legal, visando o desenvolvimento social e econômico das comunidades.
“Em maio deste ano, o MME afirmou que o projeto já beneficiou mais de 150 mil famílias na região, só por meio da energia solar. As famílias foram contempladas com acesso à eletricidade a partir de kits com painéis fotovoltaicos, inversores, controladores e baterias de lítio”, informa reportagem do Canal Solar.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
