Noticiamos recorrentemente as ações em prol da captação de energia solar e quão é importante não apenas para a reputação e economia de uma empresa, mas para entrar em consonância com o meio ambiente. Um exemplo é da Engepoli, especializada em soluções de iluminação e ventilação Natural, que lançou recentemente o Skylux Energy. Trata-se de um sistema de geração de energia por meio de claraboias, que equipado com uma lente prismática, distribui a luz de forma uniforme, evitando o efeito de ponto quente e proporcionando uma iluminação eficiente e confortável. É uma janela que capta energia solar.
Segundo informações da empresa, o produto conta com células de cinco barramentos e eficiência de até 21%, além de possuir um software próprio que acompanha todo o funcionamento, o que permitedesenvolver projetos de iluminação personalizados de acordo com as necessidades específicas de cada ambiente.”O Skylux Energy representa um avanço significativo na tecnologia de captação solar. É altamente adaptável e pode ser facilmente instalado em qualquer tipo de cobertura,” explica Cássio Pissetti, diretor técnico e comercial da Engepoli.
Janela Solar
Outra entidade que desde 2015 está desenvolvendo um sistema de janelas solares é a norte-americana SolarWindow, uma película fotovoltaica (denominada “LiquidElectricity®”) a ser aplicada nos vidros das janelas. Segundo a fabricante, que busca investidores, enquanto essa a camada absorve luz, guias condutoras ‘extraem’a energia solar, podendo ser conectada a um sistema de armazenamento energético.
“Além de não bloquear (totalmente) a visão pela janela, os ‘vidros solares’ podem obter mais energia que um painel fotovoltaico comum com dimensões equivalentes. Outra vantagem apontada é a capacidade da tecnologia de obter energia em áreas sombreadas e até mesmo a partir de fontes artificiais de iluminação”, destaca matéria do site TecnoBlog.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Divulgação
