Sustentabilidade

Ecoturismo já representa 60% do faturamento de empresas do segmento no Brasil

Ecoturismo já representa 60% do faturamento de empresas do segmento no Brasil - Fitec Tec News

“Praia ou campo?”. Antes, essa era a primeira pergunta que os viajantes faziam ao planejar o próximo destino, seja para férias, seja para realizar um evento corporativo. Agora o pensamento é outro: a busca por roteiros que priorizem o ecoturismo e a sustentabilidade já fazem parte dos pacotes oferecidos por muitas agências.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), tal prática é responsável por 60% do faturamento de pequenas empresas de turismo no Brasil, e 65,9% de todas do setor oferecem destinos eco. Já outro índice, estedo Ministério do Turismo (MTur), revela que a tendência para este ano é por viagens mais sustentáveis e ligadas à natureza.

Para Jucelha Carvalho, especialista em tecnologia na área de turismo, essas experiências estão sendo mais buscadas por serem percebidas como gratificantes e memoráveis, especialmente àqueles que buscam um significado mais profundo em suas viagens, indo além de relaxar ou fazer as famosas selfies.

 

Startups ligadas ao Ecoturismo

 

A tecnologia pode ser uma aliada para a busca por experiências turísticas mais sustentáveis. Uma delas é a Pinguim Incentive Tech &Travel, que tem em seu DNA o turismo corporativo e de viagens de incentivo. Fundada por Renata Franco e Grace Cauzo, a empresa traz para o setor uma abordagem centrada na personalização da experiência do cliente com inclusão de práticas ESG.

“Nosso objetivo não é só proporcionar experiências, mas incluir nas viagens de incentivo e corporativas um propósito”, explica Renata Franco, CEO e fundadora da startup. A companhia já realizou viagens em grupos para as cidades de Bonito, MS, Trancoso, BA, no Brasil, e países como Cingapura, Áustria, Itália e Espanha, todas com inclusão de sustentabilidade e incentivo ao comércio local.

 

Destinos para o turismo sustentável

 

Segundo o MTur, a região Nordeste, que concentra paisagens e áreas de natureza exuberante, concentra 42% dos destinos preferidos da população para o lazer. A Bahia, por exemplo, é o terceiro estado brasileiro, ficando atrás de Rio de Janeiro (2º) e São Paulo (1º).

A pasta também contabilizou que em 2023, os parques nacionais brasileiros registraram um recorde histórico de visitação, refletindo uma crescente busca por conexão com a natureza e a valorização das riquezas naturais do país.

“O Ministério do Turismo tem apostado cada vez mais no fomento ao ecoturismo, como uma política pública para a promoção do turismo sustentável. As pessoas passaram a buscar mais essa forma de conexão com a natureza, aliada a ações de preservação das nossas riquezas naturais”, frisa Carolina Fávero, coordenadora-geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do MTur.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *