Quem nunca se sentiu atraído por um produto pela sua embalagem? Pois o que outrora era apenas um atrativo para uma compra por impulso, tornou-se proporcionou uma atenção mais rigorosa, seja por fabricantes, seja por consumidores, que buscam itens ambientalmente mais respeitosos além de funcionais. Essa é a premissa do ecodesign, que tem em seu DNA a criação de invólucros que amenizem os impactos causados na extração de recursos da natureza, priorizando inclusive a economia circular.
Ecodesign e conscientização
Para melhorar ainda mais a conscientização no âmbito do ecodesign, o Instituto de Embalagens atua desde 2005 em levar conhecimento para o setor fabricante por meio da coordenação e realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas.
“O descarte correto das embalagens, por exemplo, de forma destacada e didática, melhora o ambiente social. Apesar de 70% da população ainda separar lixo incorretamente, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Embalagens atua para mitigar essa realidade através de rodas de conversa com profissionais e empresas, além de ministrar cursos e fomentar o conhecimento para melhorar as ações de sustentabilidade”, informa artigo publicado pela entidade.
Design Consciente
O ecodesign é um campo de inovação que contribui para sustentabilidade, tornando-se um diferencial competitivo, atraindo consumidores preocupados com o meio ambiente e alinhados com valores éticos, explica a entidade, que já publicou 24 livros e realizou 107 cursos e 141 eventos, com a participação de mais de 18 mil profissionais.
“O Instituto de Embalagens entende que em um mundo cada vez mais consciente, os consumidores buscam produtos alinhados com valores sustentáveis. Há uma crescente conscientização sobre o impacto e isso tem levado a busca por produtos e marcas que adotam práticas sustentáveis em sua produção, incluindo embalagens e fabricação”, conclui nota.
Por Keli Vasconcelos – jornalista
Foto: divulgação
