As inovações tecnológicas estão presentes na vida das pessoas, principalmente quando o propósito é otimizar tempo. De celulares modernos a Inteligência Artificial, cada vez mais dispositivos e equipamentos são criados para essa função, como, por exemplo os drones empregados na agricultura, que estão contribuindo para aumentar o dinamismo no setor.
Estima-se que no Brasil, segundo o Sistema de Aeronaves Não-Tripuladas (Sisant), órgão vinculado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), existem 5.269 drones agrícolas em operação no país. As culturas de milho e soja representam mais de 50% das operações de pulverização com uso de drones, seguidas por pastagens, cana-de-açúcar e trigo, informa matéria do Globo.
“Os drones têm revolucionado a forma como os produtores gerenciam suas lavouras. Com sensores avançados, câmeras multiespectrais e softwares de análise de dados, permitem o monitoramento da saúde das culturas, a aplicação precisa de insumos e o mapeamento de terrenos com alto nível de detalhamento”, destaca conteúdo da Agro Atlas Brasil, empresa que tem em seu escopo um modelo de franquias para o uso desse equipamento na agricultura.
Drones na economia de água e de emissões
Além da facilidade, esses equipamentos auxiliam para que as operações sejam mais sustentáveis, proporcionando economia de água e evitando emissões de carbono. De acordo com Relatório Anual de Perspectivas da Indústria de Drones Agrícolas da fabricante DJI Agriculture, em 2024 os drones contribuíram para uma economia global de 222 milhões de toneladas de água e evitaram a emissão de mais de 30 toneladas de CO₂.
“A pulverização tradicional demanda grandes volumes de água, combustível e mão de obra. Com os drones, conseguimos aplicar defensivos com mais precisão, em menor quantidade e sem causar impactos no solo ou nas culturas. Essa adoção está diretamente conectada à agenda ESG. Não se trata apenas de otimizar custos, mas reduzir pegadas ambientais, proteger recursos hídricos e oferecer soluções mais seguras ao meio ambiente e aos profissionais no campo”, diz Yuan Zhang, diretor Global de Vendas da companhia.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
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