Comemoramos em 1º de maio o Dia do Trabalhador e quando o assunto é meio ambiente, o tema está na pauta e nas atividades de inúmeros brasileiros, que se empenham na geração de renda, em fazer a roda da economia girar e, principalmente, construir um futuro sustentável baseado no presente.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que em 2023, 89,1% (8.758) das 9.827 empresas industriais com 100 ou mais ocupações implementaram uma iniciativa ou prática ambiental e dascom tais iniciativas consolidadas, 53% foram influenciadas pela regulamentação, especialmente em resíduos sólidos, recursos hídricos, emissões atmosféricas e uso do solo.
Trabalhador na área ambiental
O mercado a quem se dedica a essa área também está em ascensão: segundo o ranking da rede social de trabalho LinkedIn (2022-2024) o analista de sustentabilidade se encontra na 25ª posição, referindo-se a vagas com aumento expressivo, e não a profissões que registraram mais ofertas, endossa o estudo, publicado pelo GZH.
“Já o relatório Futuro do Trabalho 2025, do Fórum Econômico Mundial com a Fundação Dom Cabral, indica que 41% dos trabalhadores esperam mudanças organizacionais para adaptação às mudanças climáticas”, destaca a matéria.
Uma das áreas cruciais para saúde e sustentabilidade é o saneamento. Na concessionária Águas Cuiabá, do grupo Iguá Saneamento, mais de 600 profissionais atuam em setores como a manutenção do sistema de abastecimento de água.
Ari Martins dos Santos, de 59 anos, 30 deles na profissão, é um trabalhador da equipe de responsáveis na manutenção de redes e adutoras de água. “Quando comecei em 1995, enxerguei nesse trabalho uma oportunidade de crescer. Na época com menos recursos, hoje com mais tecnologia, acompanhei de perto todo o saneamento evoluir. O saneamento é muito valoroso, um serviço que salva vidas todos os dias”, salienta.
A concessionária, que assumiu os serviços na capital mato-grossense em 2017, atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Iguá/Divulgação
