Desde pedir um taxi até ler um livro, o celular abriga boa parte de nossas atividades, por meio de aplicativos. Há, inclusive para sabermos nossa pegada de carbono, se estamos efetivamente optando por produtos e serviços mais sustentáveis. Nesta tendência, muitas desenvolvedoras de aplicativos também estão dando exemplo para compensar suas emissões.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Mobile Time/Opinion Box mostrou que em 2023 ao menos um terço dos entrevistados instalaram algum app nas últimas 24 horas, e outros 5 em cada 10 há entre um dia e até um mês.
E se a própria desenvolvedora desses inúmeros aplicativos for Net Zero? Pois há bons exemplos presentes no mercado: Skeelo, plataforma e comunidade de leitura, anunciou que comprou um Bônus de Remoção de Carbono (BRC), gerando uma compensação de 49,276 mil toneladas e tornando a marca Carbono Negativo, ou seja, foi capaz de compensar mais do que emitiu.
“Ter o selo de Carbono Negativo não é uma missão simples, então se trata de uma conquista que reforça o quanto estamos comprometidos com o meio ambiente em cada uma das nossas ações. Assim como a leitura tem o poder de causar um grande impacto social, nós temos a obrigação de fazer com que o ESG não seja só uma sigla”, comemora Rodrigo Meinberg, CEO do Skeelo.
Para esse marco, a plataforma contou com o sistema desenvolvido pela Jiantan, no qual, a compensação das emissões foi feita a partir da preservação de uma extensão de 5,43 hectares de áreas verdes nas operações de agricultores. No site da empresa, é possível conferir imagens de satélite atualizadas da região preservada.
Compensação das emissões
Diversas são, aliás, as plataformas e iniciativas tecnológicas que auxiliam na jornada a favor da sustentabilidade pelo mundo. A RDG Eco Finance desenvolveu o app Carbono Neutro, que permite pessoas físicas ou jurídicas negativem suas emissões e a queima de carbono individual, levando em conta itens como transporte, uso de energia e alimentação.
Em média, uma pessoa pode emitir de quatro a dez toneladas de carbono por ano. “Por meio de um sistema de benefícios e recompensas, incentivamos a adoção de práticas sustentáveis, despertando a consciência ambiental. Ao participarem, empresas e consumidores contribuem para um futuro mais verde, podendo desfrutar de vantagens exclusivas”, explica Ivan Pinheiro, diretor comercial da desenvolvedora, ao Mundo Geo.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: reprodução