Diante de desafios quanto à crise climática, o papel das empresas na construção de um futuro mais sustentável é demanda imediata e o cenário pede por mais ações baseadas nos conceitos ESG.
O cenário, porém, é ainda tímido no Brasil: segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apenas 12% das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) possuíam um programa de sustentabilidade formalizado. Já as grandes empresas que cumprem as exigências do “Novo Mercado” na B3, apenas 21% estão listadas no Índice de Sustentabilidade (ISE).
Desafios da descarbonização
De acordo com a consultoria Peers Consulting & Technology, investir em tecnologias e no lançamento de produtos e serviços que priorizem e expandam os princípios da economia circular, além de reavaliar o modelo logístico, incluindo o critério de pegada de carbono como fator de decisão na localização dos ativos são algumas das soluções a serem empregadas.
A descarbonização é um desafio urgente e complexo, mas também uma oportunidade para as empresas se reinventarem e contribuírem para um futuro mais sustentável, aponta Paulo Morais, Diretor e Líder de Práticas e Experiências em Eficiência da Peers. “Quem estiver preparado de maneira antecipada nesse assunto terá uma grande vantagem competitiva do ponto de vista mercadológico. As empresas precisam entender a temática de sustentabilidade dentro da estratégia para endereçar iniciativas práticas. Uma delas é investir em programas de descarbonização, ou seja, como que reduzir a minha pegada de carbono através de tecnologias verdes, podendo ser o uso de energias renováveis”, explica.
Veículos híbridos
À EXAME, Roberto Cortes, CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, afirma que para o Brasil se tornar referência na eletrificação e descarbonização da frota de veículos é preciso que o governo crie políticas públicas que estimulem a indústria e os consumidores.
“Nós não pedimos subsídios, queremos incentivos para fazer as coisas acontecerem. Com isso, temos certeza de que o Brasil terá chance de atingir qualquer meta de descarbonização. O Brasil, diferentemente da Europa e dos EUA, deve caminhar para um modelo híbrido, com veículos elétricos e movidos a biocombustíveis, como o biodiesel”, analisa.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
