A JA Startup, considerada a maior competição universitária de startups do Brasil, deste ano teve suas inscrições até o fim de setembro e objetiva mobilizar e reconhecer estudantes de ensino superior, 18 a 29 anos, com ideias de negócios relacionados a desafios climáticos e ambientais.
Iniciativa da ONG Junior Achievement (JA) Brasil, em parceria com a StartSe, escola internacional de negócios, Ânima Educação e YDUQS, holding de capital aberto com foco no ensino superior, o projeto visa agraciar com R$ 10 mil ao campeão, além de promover mentorias e uma imersão no Vale do Silício, ambas promovidas pela StartSe.
Os melhores projetos de cada região do país apresentarão suas ideias no dia 30 de outubro, em São Paulo, durante o Demoday Nacional no palco da SVWC Festival (Silicon Valley World Conference), considerado o maior evento de inovação da América Latina.
Tema pioneiro na competição
Essa é a primeira vez que na edição nacional do JA Startup, criado em 2019, tem como desafios o clima e o meio ambiente. “O planeta tem registrado recordes consecutivos de altas temperaturas. Aqui no Brasil, assistimos comunidades e biomas cercados pelas queimadas, assim como a tragédia das enchentes do Rio Grande do Sul. O JA Startup busca proporcionar o diálogo e a criação de estratégias que atendam a esses desafios”, diz Alexandre Mutran, diretor-executivo da Junior Achievement Brasil.
Os inscritos acessam uma plataforma da competição, em que escolhemum dos eixos propostos no programa, sendo Eixo 01 – Sociedade & Empresas (ODS 13 | Ação Contra a Mudança Global do Clima); Eixo 02 – Infraestrutura Urbana (ODS 11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis); Eixo 03 – Tecnologia e impactos na Saúde (OD: 3 | Saúde e Bem-estar); Eixo 04 – Bioeconomia (ODS 8 | Trabalho Decente e Crescimento Econômico); e Eixo 05 – Reparação de áreas degradadas (ODS 15 | Vida Terrestre); Eixo 06 – Inteligência Artificial e Recursos Hídricos (ODS 6 | Água Potável e Saneamento), todos relacionados a desafios climáticos e ambientais que acontecem ou podem acontecer no país.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
