Energia

Demanda energética em alta traz o desafio de atender o mercado sem comprometer o planeta

Demanda energética em alta traz o desafio de atender o mercado sem comprometer o planeta - Fitec Tec News

O Ministério de Minas e Energia projeta um crescimento de 3,6% no consumo de energia elétrica em janeiro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior no Brasil. Do mesmo modo que demonstra um mercado promissor, descortina a necessidade de inovações para sanar a demanda sem prejudicar o meio ambiente.

Para Lucas Paiva, COO da Lead Energy, startup de soluções energéticas voltadas para médias e grandes empresas, uma das mudanças mais aguardadas no setor é a abertura do Mercado Livre de Energia para consumidores de média e alta tensão (Grupo A). “Essa medida permitirá que mais empresas possam escolher seus fornecedores e negociar tarifas mais competitivas, criando um ambiente mais dinâmico e competitivo. O objetivo é aumentar a concorrência no setor, proporcionando condições para uma redução nos custos e maior flexibilidade para os consumidores”, destaca o profissional.

 

Mercado das fontes renováveis

 

A energia solar se destaca como uma das fontes renováveis com maior potencial de crescimento, com previsão de a capacidade instalada no Brasil atinja 64,7 gigawatts (GW) até o final de 2025, um aumento de 25% em relação ao acumulado atual.

Uma das novidades nesta área é que o Banco do Nordeste (BNB) vai disponibilizar neste ano R$ 200 milhões em crédito para compra e instalação de equipamentos de geração de energia elétrica com placas fotovoltaicas para residências, sendo que o banco financia até 100% do projeto e o cliente paga as prestações calculadas: “O crédito a juros reduzidos combinado com prazos longos e uma redução significativa no valor da conta da energia elétrica fazem com que o investimento feito na operação não impacte o orçamento familiar e passe a dar retorno positivo em pouco tempo”, explica Lívio Tonyatt,superintendente de Micro e Pequena Empresa (MPE) e Pessoa Física do BNB.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *