Energia

CPFL investe em frota eletrificada

CPFL investe em frota eletrificada - Fitec Tec News

A concessionária de energia CPFL está investindo na adoção de carros elétricos em sua frota. Para tanto, firmou parceria com a locadora de automóveis Scorpion, de Campinas, SP, resultando a emissão evitada de mais de 100 toneladas de CO₂ na atmosfera.

Em um primeiro momento, a iniciativa disponibilizou 36 carros elétricos com desconto para motoristas de aplicativos, com adesão de mais de 80 condutores.  Em números, durante oito meses, juntos, ultrapassaram a marca de 1 milhão de quilômetros rodados, consumiram energia estimada em 150.750 kWh, considerando os dados médios de consumo do veículo de 7km/kWh.

 

Frota eletrificada

 

O projeto de frota eletrificada integra a plataforma de mobilidade elétrica, um conjunto de ações previstas no Plano ESG 2030 da companhia. “Estamos empenhados em buscar e viabilizar soluções inovadoras de mitigação e adaptação para responder aos desafios cada vez mais intensos e frequentes das mudanças climáticas. Uma das alternativas é a substituição de veículos da frota operacional por modelos 100% elétricos”, destaca Bruno Monte, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia.

Falando em frota própria, a unidade da a CPFL Piratininga tem um projetopara operar com 100% da frota elétrica, iniciado em 2021 com prazo final até dezembro deste ano. Já são 22 veículos elétricos, com destaque para o primeiro caminhão elétrico 100% nacional com Power Train Output (PTO), tomada de energia cuja fonte é a própria bateria de tração do veículo.

A meta é a eletrificação de, pelo menos, 15% da frota técnica operacional pesada das quatro distribuidoras do grupo até 2030, frisa o diretor.

 

Postos de recarga

 

Além da frota, a concessionária também está desenvolvendo infraestruturas de recarga inteligente, sendo 16 estações de recarga já instaladas na região de Campinas, SP.

Até o final de 2024, o grupo terá investido cerca de R$ 45 milhões em cinco projetos já em andamento, desenvolvidos em parceria com universidades, institutos de pesquisa e iniciativa privada, por meio de Chamada Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), informa a companhia.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: divulgação – CPFL Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *