Reciclagem

Cooperativas e empresas se unem para aumentar a reciclagem de vidro no Brasil

Cooperativas e empresas se unem para aumentar a reciclagem de vidro no Brasil - Fitec Tec News

Seja nas prateleiras dos supermercados, bares e das perfumarias, seja no balcão de uma cozinha industrial ou de uma residência, o vidro está presente no cotidiano das pessoas e tem um grande potencial de reciclagem.

Porém o cenário não é dos melhores: segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), apenas 25% do vidro é reaproveitável no país. “Um dos maiores entraves é a questão econômica, os custos de frete. Então, quando você tem um custo de matéria-prima mais barata, mais acessível às indústrias, isso inviabiliza ou reduz o potencial de reciclagem dele”, explica Renato Sobrinho, gerente de Serviços Técnicos do Instituto Recicleiros, ao portal CNN.

 

Incentivo à reciclagem

 

Outro desafio está na conscientização do descarte correto por parte das pessoas e isso vai antes mesmo de deixar um pote, por exemplo, dentro do recipiente de uma coleta seletiva. Ana Luiza da Silva, mobilizadora do Recicleiros, na Cooperativa Recicla Guaxupé, MG, conta que ainda há dúvidas da população sobre o que pode ser reciclado e como separar. “Aqui no entorno da cooperativa orientamos bastante as pessoas, principalmente sobre a importância de identificar vidros quebrados para que ninguém se machuque”, comenta.

Bianca Ferro, especialista em Economia Circular da O-I Glass, fabricante de embalagens de vidro, explica que a companhia realiza diversas ações de conscientização juntos às comunidades, o que inclui um manual com recomendações para o descarte do vidro.

“Ao reintroduzir o vidro pós-consumo para a produção de novas garrafas e recipientes, há menor consumo de energia, redução da emissão dos gases de efeito estufa, diminuição do uso de recursos naturais, além de contribuição com a geração de emprego e renda na cadeia produtiva, como os catadores e as cooperativas”, finaliza a gestora.

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *