Sustentabilidade

Construção civil sustentável: aditivo diminui desperdícios e melhora qualidade do concreto

Construção civil sustentável aditivo diminui desperdícios e melhora qualidade do concreto - Fitec Tec News

Presentes em 88,2% das construções brasileiras, segundo o IBGE, as estruturas de alvenaria demandam um alto volume de produção de concreto nas obras – e o desperdício de insumos, além da durabilidade, são desafios recorrentes. De acordo com a Escola Politécnica da USP, os desperdícios de materiais de construção no sistema de alvenaria chegam a 8% – um volume considerável contando que só em 2022 foram produzidas mais de 62 milhões de toneladas de concreto no país, de acordo com o cimento.org. No mercado atual, investimentos em aditivo químico sustentável podem tornar a construção brasileira mais eficiente e reduzir desperdícios recorrentes na construção

Diante do cenário, o desenvolvimento de soluções químicas que aliam sustentabilidade com eficiência vem se tornando cada vez mais importante. É neste contexto que a brasileira Camargo Química se destaca, com um portfólio completo de produtos que reduzem desperdícios e garantem mais eficiência ao canteiro de obras.

Aditivo isento de cloreto

Um dos lançamentos recentes da companhia é o CQ Superplast 1000, um aditivo líquido, isento de cloretos e pronto para consumo. A aplicação é simples e rápida, e os resultados imediatos e em longo prazo. Basta que o aditivo seja incluído na água de amassamento do concreto para que haja a redução de possíveis trincas do concreto.

A aplicação pode ser feita tanto em concreto seco como na produção de blocos, canaletas, pisos intertravados, meio-fio, lajotas, tubos prensados (centrifugação ou vibro-prensados) e lajes alveolares (estrasadas ou moldadas).  Como traz mais plasticidade ao concreto, o Superplast ainda reduz o índice de refugos e, consequentemente, é um agente fundamental no combate ao desperdício. “Com menos fissuras e mais qualidade na cura do concreto, as concreteiras e construtoras conseguem reduzir consideravelmente seu desperdício na produção. Em longo prazo, a maior resistência das estruturas é um fator muito importante e o próprio acabamento da peça tem melhora notável”, diz Julio Vechim, engenheiro e diretor técnico comercial da Camargo Química.

Outra vantagem de aplicação de aditivos como o desenvolvido pela Camargo Química, segundo o especialista, é o aumento do grau de impermeabilidade do produto, devido a auxiliar no processo de empacotamento do concreto, melhorando sua compactação e densificação. “Há também uma maior facilidade na desforma, com um deslizamento eficiente. Esse é outro fator que evita perdas por quebras e danos e ainda agiliza a produção. Além destes benefícios, possui maior impermeabilidade, devido à densificação que impede ou reduz a possibilidade de patologias e penetração de agentes agressivos por absorção e permeabilidade de vapor e água, aumentando a vida útil do produto final”, reforça.

Com mais rapidez no canteiro de obras e redução do desperdício, soluções simples e sustentáveis como essa impactam diretamente no custo das obras, gerando maior lucratividade para as empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *