Sustentabilidade

Conhecimento sem fronteiras: pesquisa acadêmica transforma a realidade ambiental global

Conhecimento sem fronteiras pesquisa acadêmica transforma a realidade ambiental global - Fitec Tec News

Educação e pesquisa são instrumentos preponderantes para desenvolvimento de soluções e insights a favor do meio ambiente e sustentabilidade no mundo. E outro componente também merece destaque: a promoção de parcerias e disseminação do conhecimento.

Uma delas é da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Comissão Fulbright, organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos EUA de cooperação acadêmica, assinaram um memorando de entendimento para uma parceria de cinco anos, sendo que a universidade sediará uma Cátedra Fulbright de Estudos Brasil-EUA.

A proposta da PUCRS para tal ação surgiu da análise dos impactos das inundações que atingiram o estado em maio de 2024. “As enchentes evidenciaram a necessidade de se investir em preparação e respostas. O objetivo dessa parceria é gerar um processo contínuo e aprofundado de diálogo entre pesquisadores, catedráticos e a sociedade para se avançar em ciência e políticas públicas não só aqui, mas em todo o Brasil, EUA e no mundo”, destaca Eduardo Eizirik, coordenador do projeto e professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS.

Publicações conjuntas, eventos científicos, intercâmbios acadêmicos e planos de ação são as expectativas das estratégias geradas pelo projeto.

Brasil – China: parceria e mais conhecimento

Outra parceria é entre Brasil e China, que desde 2011, pesquisadores dos dois países desenvolvem projetos conjuntos na área de energias renováveis. Um dos impulsos mais recentes vem da implantação recente do Centro de Cooperação Tecnológica e Planejamento Energético Shandong-São Paulo, instalado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O objetivo do centro é reunir e dar suporte à pesquisa interdisciplinar em Planejamento Energético e Bioenergia na Unicamp. “Além de estar focado em fornecer soluções inovadoras e orientadas pela ciência, o Centro também promove a colaboração acadêmica industrial por meio do desenvolvimento de projetos impactantes”, comenta professor Gilberto Jannuzzi, coordenador do Centro Paulista de Inovação em Iluminação Pública (CePIL), parceiro no projeto.

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Giordano Toldo – PUCRS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *