Princípios ESG

Conceito ESG em embalagens impulsiona a sustentabilidade nos processos

Conceito ESG em embalagens impulsiona a sustentabilidade nos processos - Fitec Tec News

“Servimos bem para servir sempre”. Quem não se lembra dessa frase nos saquinhos de papel, que acondicionavam os pães comprados nas padarias e mercadinhos? Essas embalagens atualmente se modernizaram, inclusive com a impressão não apenas do nome da padaria, mas também do comércio local e parcerias, proporcionando um meio mais ecológico de publicidade, haja vista que não seria preciso a impressão de informativos para o mesmo propósito: divulgar a marca.

Uma dessas empresas que realiza tal função é a Marketing Bag, de Jundiaí, SP, franquia em publicidade em saquinhos de pão. Segundo a empresa, sua estratégia consiste em incluir materiais promocionais nessas embalagens, com modelo de negócio home based, ou seja, proporciona a quem se franquear com a empresa a flexibilidade de horários, operando de qualquer lugar, basta ter um celular ou notebook com acesso à internet.

 

Estratégia para embalagens

 

O franqueado faz a captação de anunciantes, que o viabilizará a produção dos saquinhos e após fechar com o anunciante, o franqueado passa o briefing para a Marketing Bag, que produz os anúncios: “O franqueado rentabiliza, o anunciante expõe sua marca, a padaria ganha saquinhos gratuitos chancelados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o consumidor final visualiza negócios e oportunidades na sua região”, comenta, à EXAME, André Jácomo, CEO da empresa, endossando que ao investir em sustentabilidade como pilar de sua estratégia, a rede exemplifica como é possível alinhar crescimento econômico e responsabilidade ambiental, atendendo às expectativas de um mercado em constante evolução.

 

De resíduo para energia

 

A Rio Bonito Embalagens, de Boa Ventura de São Roque, PR, é um bom exemplo de como a aliança entre inovação e sustentabilidade pode redefinir processos industriais. Desde 2022, a empresa, que utiliza 100% de matéria-prima reciclada e biomassa renovável em sua produção, firmou uma parceria com a Verdera, unidade de gestão e destinação sustentável de resíduos da Votorantim Cimentos, para o coprocessamento de resíduos.

Atualmente, 250 toneladas de resíduos plásticos não recicláveis são direcionadas e transformadas em energia para fabricação de cimento. “Com suporte logístico da transportadora contratada pela Verdera, a operação assegura a destinação ambientalmente adequada desses materiais, reduzindo custos e promovendo um impacto positivo no meio ambiente. Hoje, 100% dos nossos resíduos são reaproveitados e seguem para o coprocessamento, o que nos coloca em um caminho rumo à sustentabilidade”, destaca Matheus Kulicz, gerente industrial da empresa.

 

Descarte correto

 

Uma pesquisa da MordorIntelligence aponta que o valor do mercado de embalagens sustentáveis estava estimado em US$105,26 bilhões em 2024, com previsão de aumento nos próximos cinco anos.Mesmo com esse cenário promissor, especialistas endossam que é preciso não apenas optar por itens que usam menos embalagens, com composições menos agressivas ao meio ambiente, porém ter conscientização sobre o descarte correto desses itens.

“Os consumidores veem embalagens de papel como ‘algo fundamentalmente bom’, e é absolutamente verdade que o papel é mais fácil de reciclar do que plástico, mas não significa que isso não implique nenhum custo ambiental”, frisa Tatiana Sokolova, em entrevista à DW, professora associada da Escola de Economia e Gerenciamento Tilburg, na Holanda, que em 2023 fez um estudo sobre o assunto.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto:divulgação Marketing Bag

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *