Em tempos de memes com capivaras, o bichinho pode ser um grande aliado na conscientização ambiental às crianças. É o caso do podcast infantil Contos da Capivara, que desde 2022 já ultrapassou 400 mil reproduções e é utilizado como ferramenta educativa em estabelecimentos de ensino pelo Brasil valorizando, principalmente, o lado lúdico na educação.
Narrada pela capivara Clara, a produção (disponível em canais como Spotify e no Youtube) é uma iniciativa da editora Poétika e do movimento Verdes Marias, formado por três irmãs que promovem uma vida mais consciente a partir de microrrevoluções sustentáveis, envolvendo a contação de histórias e temas pertinentes até aos adultos, como economia circular e crise climática.
“Descobrimos no podcast uma ferramenta poderosa para levar educação ambiental às crianças e suas famílias de forma lúdica, por meio do entretenimento. Brincamos que estamos escondendo a couve na pipoca”, comenta Mariana Moraes, do Verdes Marias.
Valor do lado lúdico e colorindo com propósito
Outra iniciativa vem da rede municipal de ensino em São José, SC: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, são desenvolvidos programas de escuta ativa, formações continuadas para professores, espaços de convivência e práticas que fortalecem o vínculo entre família e escola, com foco em temas como a sustentabilidade.
Um deles é o livro para colorir “Cantinho dos Girassóis”, feito por alunos e professores do CEI Professora Araci Olivia da Silva, inspirado no projeto de educação ambiental desenvolvido na unidade desde 2023. Fruto dessa vivência das crianças, que acompanharam todo o ciclo de vida dos girassóis cultivados na creche, o livro foi também suporte para contação de histórias e uma oficina de pintura, durante seu lançamento, em julho.
“Cada aluno recebeu um exemplar do livro para levar para casa.Acreditamos que a educação humanizada transforma vidas e reflete em uma sociedade mais justa e preparada para o futuro. Cada detalhe, cada ação, cada projeto tem esse propósito”, reforça Cláudia Macário,secretária de Educação da cidade.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Verdes Marias/Divulgação
