Shows, conferências, feiras. São inúmeros os eventos que ocorrem nas cidades brasileiras, e o setor está, literalmente, em festa: segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), a previsão de crescimento é de 25% para este ano. Na outra ponta, desperta-se a importância de eventos cada vez mais sustentáveis e que mitiguem impactos negativos ao meio ambiente.
E a busca por soluções está cada vez mais proeminente:um dos projetos é o Recicla Junto, da Cristalcopo, que desde 2019 realiza ações de economia circular e já reciclou 440 toneladas de resíduos. Para se ter uma ideia, se todas essas 440 toneladas recicladas fossem de plástico, isso evitaria a emissão de 629,2 toneladas de CO₂ equivalente (tCO₂e).
“Criar um circuito de economia circular para os resíduos plásticos vai além da simples separação dos materiais. Reflete uma mudança de mentalidade, onde as pessoas, ao agirem de forma consciente, reduzem impactos ambientais, fortalecem a economia e criam um ecossistema sustentável para todos”, afirma Augusto Freitas, CEO da Cristalcopo e fundador do Recicla Junto.
A ação é feita em eventos esportivos, como a 28ª Maratona Internacional de São Paulo e nos jogos do Brasileirão no Estádio HeribertoHülse, SC, em que foram recicladas 13.665 toneladas de plástico, papel e vidro.
Eventos com sustentabilidade
Os visitantes da 37ª edição do Show Rural Coopavel, evento ocorrido em fevereiro em Cascavel, PR, tiveram a oportunidade de conhecer a Trilha para a Reciclagem, uma ambientação com cartazes e cenários que os transportaram para uma viagem interior sobre o tema.“A proposta é uma imersão que faça com que as pessoas reflitam sobre as condições ambientais atuais, com mudanças sérias de temperatura e suas inúmeras consequências”, observa a engenheira ambiental Lucimar Novaes, responsável pelos programas sustentáveis da Coopavel e limpeza do parque do Show Rural.
A estimativa é que a feira produza, em todas as suas etapas, cerca de 300 toneladas de resíduos. “Tudo vai ser devidamente triado, separado e corretamente destinado”, pontua Rogério Rizzardi, coordenador geral do evento.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Assessoria – 37º Show Rural
