Conhecida pela fabricação de fixadores, a Ciser inaugurou recentemente seu ramal de abastecimento de gás natural na unidade fabril localizada na divisa de Araquari com Joinville, SC. Segundo a empresa, o gás natural substituirá o Gás Natural Liquefeito (GNL) utilizado no maior forno da área de Tratamento Térmico, representando mais eficiência operacional e compromisso com práticas ambientalmente responsáveis.
O sistema de distribuição fica a cargo Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás), reconhecida como uma das três distribuidoras mais competitivas do Brasil ao segmento industrial. “A entrada em operação do ramal da SCGás acelera a competitividade da Ciser e alavanca o desenvolvimento regional. Isso reduz nosso custo operacional, garantindo a perenidade da operação e abre oportunidades de crescimento”, destaca Rafael König, gerente da unidade Araquari da Ciser.
Gás natural representa mais sustentabilidade
A Ciser conta com uma série de ações socioambientais em seu escopo, ampliando a busca por alternativas de energia mais limpas e eficientes em suas operações, além da recuperação de áreas, como o plantio de árvores, por exemplo.
Em números, a empresa deixou de emitir 27,5 toneladas de carbono durante todos os processos de fabricação, reciclou mais de 3,3 toneladas de resíduos; investe em embalagens retornáveis e conjunto de atividades sobre educação ambiental realizadas com a comunidade, colaboradores e fornecedores, como a campanha “Adote uma caneca”, com o objetivo de reduzir o uso de copos plásticos.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Ciser/Divulgação
