Energia

Caminhão de entregas movido a hidrogênio percorre mais de 30 mil quilômetros

Caminhão de entregas movido a hidrogênio percorre mais de 30 mil quilômetros - Fitec Tec News

A Allison Transmission, fabricante de soluções de propulsão para veículos comerciais, anunciou recentemente que uma de suas clientes, a transportadora alemã GLS, concluiu com sucesso uma avaliação de 30 mil quilômetros com um caminhão movido a célula de combustível de hidrogênio e equipado com uma transmissão da marca.

Desde o final de 2023, a GLS entregou mais de 100 mil pacotes com o caminhão Hyundai XcientFuelCell 6x2na área metropolitana de Colônia, Alemanha, e em março de 2024 iniciou viagens de longa distância entre Colônia e Mannheim.

“É ótimo como o caminhão é ágil e como ele pode ser manobrado com facilidade e precisão graças à transmissão automática. É quase tão silencioso quanto um veículo elétrico, o que significa que as entregas noturnas são sempre possíveis, mesmo em áreas populosas. Isso nos dá flexibilidade”, comenta Gero Liebig, gerente Regional da GLS.

 

Caminhão com combustível verde

 

Para Heidi Schutte, Vice-presidente de Vendas da EMEA, APAC e América do Sul da Allison Transmission, o hidrogênio é mais um importante passo na avaliação de tecnologias de propulsão ecologicamente corretas para o serviço de entrega de encomendas em toda a Europa.

“O conversor de torque patenteado da Allison multiplica a força do motor nas arrancadas, permitindo que o Xcient opere com um motor elétrico menor e menos potente, maximizando o alcance, a eficiência e ajudando a reduzir os custos do veículo. Essa integração pioneira exemplifica a vantagem das automáticas Allison com combustíveis alternativos”, explica.

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *