Reciclagem

Brasil se prepara para implementar convenção da IMO sobre reciclagem de navios

Brasil se prepara para implementar convenção da IMO sobre reciclagem de navios - Fitec Tec News

Os navios, além do sistema rodoviário, são os meios de transporte de cargas mais proeminentes no Brasil. E quando o assunto envolve a sustentabilidade, a promoção de ações é ainda mais relevante. O Brasil se prepara para adaptar sua frota de navios mercantes às exigências da Convenção Internacional de Hong Kong para a Reciclagem Segura e Ambientalmente Adequada de Navios, da Organização Marítima Internacional (IMO, da sigla em inglês), prevista para vigorar neste ano.

Na pauta, a Comissão Coordenadora para os Assuntos da IMO (CCA-IMO), coordenada pela Marinha do Brasil e formada por representantes de 14 órgãos da administração pública federal, já começou os trabalhos, encaminhando ao Ministério das Relações Exteriores suas propostas em relação ao tema.

“A convenção prevê medidas de prevenção e minimização de riscos ambientais, de saúde ocupacional e de segurança, relacionados à reciclagem de navios, considerando as características específicas do transporte marítimo e a necessidade de assegurar, ao final de suas vidas úteis, a retirada adequada do ambiente”, informa nota da Marinha.

 

Além dos protocolos da IMO

 

Outras iniciativas são feitas por companhias do segmento em suas operações. A Seagems, empresa brasileira especializada em soluções de engenharia submarina, possui um robusto protocolo nesse assunto, que envolve a coleta seletiva; tratamento de águas residuais; efluentes sanitários e resíduos alimentares e, recentemente, passou a dessalinizar a água do mar em suas embarcações para a produção de água potável.

Atualmente, seis embarcações têm essa capacidade, que, juntas, produzem até 450 mil litros de água doce por dia. “Trabalhamos para integrar práticas responsáveis à inovação tecnológica, garantindo que nossas operações contribuam para a preservação do meio ambiente e promovam impacto positivo nas comunidades”, destaca Paulino Neto, gerente de manutenção da Seagems.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Divulgação – Seagems

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *