Reciclagem

Brasil recicla mais de 40 “Titanics” em latas de alumínio, aponta estudo

Brasil recicla mais de 40 “Titanics” em latas de alumínio, aponta estudo - Fitec Tec News

A história é bem conhecida: o Titanic, começo do século 20, se tornou o maior navio de passageiros do mundo, ficando marcado por afundar após colidir com um iceberg. Muito embora o relato seja triste, essa embarcação serviu de baliza para um excelente resultado quando o assunto é reciclagem de alumínio.

Segundo pesquisa divulgada pela Recicla Latas, nos últimos cinco anos, o Brasil reciclou uma quantidade de latinhas de alumínio equivalente a 41 Titanics, ou 2.173.600 toneladas. Alargando o panorama, ao longo de mais de uma década, o índice de reciclagem de latas de alumínio manteve-se acima de 96%, colocando o país entre os líderes mundiais nesse quesito.

“A reciclagem é um trabalho conjunto. Fazer a gestão adequada dos resíduos sólidos faz toda a diferença no resultado final, foi por isso que a Recicla Latas nasceu”, explica Renato Paquet, Secretário Executivo da Recicla Latas.

 

Cooperação no setor de alumínio

 

A entidade trabalha com as capacitações em gestão integrada de resíduos sólidos para gestores públicos municipais e estaduais desde 2021, formando mais de 1,1 mil gestores em 521 municípios e oito estados. “Estamos constantemente dialogando com cooperativas parceiras, centros de coleta, recicladoras e fábricas para que desempenhem suas funções da melhor maneira possível. A colaboração entre todos os stakeholders da cadeia é crucial para que a reciclagem de latas de alumínio ajude a diminuir os impactos ambientais no Brasil”, finaliza Paquet.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *