Reciclagem

Brasil lança estratégia nacional de Economia Circular e destaca reciclagem de alumínio

Brasil lança estratégia nacional de Economia Circular e destaca reciclagem de alumínio - Fitec Tec News

O Brasil é tem potencial pungente em circularidade: segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o país em 2022 se tornou um dos maiores recicladores do mundo, reciclando 100% das latas usadas. Tal feito contribui para o lançamento de uma estratégia em prol da reciclagem.

“Enquanto o mundo ainda queima muito carvão, a gente usa água, um pouco de sol e cada vez usamos mais vento, nisso nós já somos mais ecológicos. Nós inventamos — em larga escala, o carro movido à álcool. A gente usa recursos naturais e renováveis enquanto o mundo usa esses recursos não-renováveis”, frisa Sillas Souza, professor da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e economista.

 

Estratégia em prol da reciclagem

 

E mais um incentivo desponta: o governo federal lançou em junho a Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC), coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e que tem como foco incentivar o uso eficiente de recursos naturais e práticas sustentáveis ao longo da cadeia produtiva.

A ENEC integra a Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial lançada no início deste ano. Para o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a iniciativa estimula novas formas de industrialização. “Isso reforça o papel do governo no fomento a uma indústria sob novos pilares, gerando inovação, novos negócios alinhados ao crescimento sustentável e responsável, criando empregos e reduzindo significativamente o impacto ambiental das atividades produtivas e de consumo”, afirma.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Nick Fewings, Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *