Quem for fazer uma manutenção do automóvel nas oficinas Bosch Car Service vai conhecer uma novidade em logística reversa de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC). A Bosch Brasil, operadora das oficinas, firmou parceria com a Lwart Soluções Ambientais, especializada na logística reversa desse OLUC.
Ao todo, 900 oficinas brasileiras são credenciadas Bosch e por meio dessa parceria é possível a destinação correta de todo o volume de OLUC dos automóveis levados para manutenção.”Estabelecer mais uma parceria que vai reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental das atividades é motivo de orgulho e reafirma nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e com a construção de um futuro mais sustentável”, frisa André Astini, diretor de Conceito de Oficinas da Bosch Brasil.
Destinação do óleo lubrificante
Após a coleta, o resíduo é levado à matriz da Lwart, em Lençóis Paulista, SP, para orerrefino, e o material retorna ao mercado em forma de óleo básico de alta performance, podendo ser aditivado e voltar ao estado de lubrificante.“A parceria com a Bosch é um exemplo de ação concreta em prol da sustentabilidade, pois além de dar luz a esse tema, reflete uma preocupação global com as melhores práticas. Não podemos deixar de lembrar que o óleo usado é um vilão que precisa de atenção”, aponta Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.
Segundo as resoluções Conama n. 362/2005, recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, 2010), e o regulamento Decreto Federal n. 7.404/2010, além as da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009; e Lei do Petróleo (n. 9.478/1997), o OLUC é um resíduo perigoso e precisa ser coletado e destinado para o rerrefino.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
