Mudanças Climáticas

Acre recebe financiamento para enfrentar crise climática

Acre recebe financiamento para enfrentar crise climática - Fitec Tec News

“Diagnóstico analítico do impacto das inundações na população socialmente vulnerável do estado do Acre”. Este é o nome do projeto escolhido para desenvolver uma plataforma de monitoramento de eventos extremos, desenvolvido por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do estado em parceria com a Codex, especializada em governança de dados e meio ambiente.

A ferramenta vai atender os 22 municípios do Acre, com o objetivo de analisar e avaliar painéis de impactos e desenvolver políticas públicas eficazes, como planos e estratégias de resiliência climática, beneficiando órgãos como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros e promovendo transparência e preparação da população.

 

Projetos no Acre

 

O projeto é inspirado nas soluções de gerenciamento de crise climática desenvolvidos pela empresa durante as inundações que devastaram o Rio Grande do Sul. “Um dos dashboards que desenvolvemos na Gestão de Crise Climática no RS era focado na análise de dados da população em vulnerabilidade social, a fim de desenvolver planos e políticas para assisti-los adequadamente”, explica Venicios Santos, diretor de Negócios da Codex.

“No Acre, o projeto é desenvolver um painel para análise completa dos impactos das inundações nas populações ribeirinhas, com avaliação histórica e metodológica a fim de desenvolver políticas para proteger a vida das pessoas, suas casas e a economia local”, arremata.

 

Comemoração

 

O estado foi o único do país a ser escolhido pela Future Fund, uma iniciativa criada pelo The Climate Group, que atua como o Secretariado da Coalizão Under2, aliança global de governos subnacionais comprometidos em apoiar outras lideranças para que possam implementar projetos climáticos e acelerar a transição para um futuro de emissões líquidas zero.

“É fundamental entender a dinâmica dos impactos sociais, ambientais e econômicos, e ter a projeção de cenários para facilitar a atuação das instituições do estado e da conexão de políticas públicas para garantir que sejamos mais eficientes no atendimento durante a cheia e seca”, destaca Julie Messias, secretária do Sema.

O anúncio foi durante o encontro “Boas Práticas Estaduais”, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), em São Paulo, e o Acre recebeu incrementos de US$ 20 mil (R$ 110 mil).

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Pedro Calado/Cetesb

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