Princípios ESG

Ações ESG do Metrô de SP garantem posição entre as 100 Mais Influentes em Mobilidade

Ações ESG do Metrô de SP garantem posição entre as 100 Mais Influentes em Mobilidade - Fitec Tec News

Estudo recente promovido pelo Parque da Mobilidade Urbana, da Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com o Mobilidade Estadão, mostrou que as ações ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) do Metrô de São Paulo renderam à Companhia a seleção entre as 100 mais influentes em mobilidade urbana.

“Entre as ações aplicadas, destacam-se as iniciativas de eficiência energética e redução do consumo de tração dos trens, que resultaram na queda da energia utilizada. Mesmo com o incremento de 7% da demanda de passageiros de 2022 para 2023, houve uma redução no consumo de energia para operação, indicando ganho de eficiência energética. O consumo de energia de tração por carro/quilômetro variou de 3,41 kWh/carro.km em 2015, para 2,72 em 2023”, destaca nota da companhia.

No quesito gases de efeito estufa (GEE), o Metrô em 2023 reduziu em 3% as emissões (de 22 mil para 21 mil tCO2) e mitigou o lançamento de 648 mil toneladas de CO2 na atmosfera, em razão do funcionamento de sua rede.

A empresa recebeu, ano passado, o Selo de Direitos Humanos e Diversidade pela quarta vez, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Isso se deve pela iniciativa Reconectando Vidas, na categoria Transversalidade. Trata-se de um projeto que visa o cuidado com todos os públicos, além de um transporte comprometido com a inclusão, com o atendimento humanizado e o respeito à diversidade como fator primordial.

Mobilidade mais sustentável

 Fazendo um recorte ao que se refere em ESG, o Metrô conta com programas incorporados em suas operações. Um deles é o criou seu próprio manual do tema, nomeado de Guia ASGI (que considera a sigla em português e inclui a palavra “Integridade”), que baliza as ações da Companhia desde 2021. A inserção de indicadores ESG em seu Plano de Negócios Estratégico foi outro movimento importante para a entrada definitiva do Metrô nessa cultura. Como operadora de transporte público e responsável pelo planejamento e parte das expansões de infraestrutura, a empresa tem grande responsabilidade social junto a seu público, formado pelos passageiros, players do setor e aqueles impactados por suas obras.

“A Companhia criou, em 2021, seu Portal da Governança Corporativa e recebeu o direito de uso da marca de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção da Controladoria Geral da União.Por meio de avaliação do Instituto Ethos, mantém os requisitos de adesão ao Pacto Empresarial pela Integridade e Combate àfraude e corrupção”, conclui nota.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Keli Vasconcelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *