A Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, divulgou recentemente seu Relatório de Sustentabilidade 2023. Uma das metas que ambiciona a companhia é a busca em se tornar Net Zero até 2030, registrando redução de 25% nas emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1 (fábricas) e 2 (processos) nos últimos dois anos, e de 7% no escopo 3 (produtos durante o uso) no último ano.
Fazendo um compilado, segundo o relatório, todas as unidades pelo mundo da empresa atingiram o quesito Zero Resíduos para Aterro. Rio Claro (SP), Manaus (AM) e Joinville (SC) foram as primeiras a alcançar essa meta, em 2015. Desde 2022, as unidades têm feito a conversão para o uso de energia renovável e certificada, atingindo 100% no primeiro trimestre de 2024 e, no ano passado, houve a instalação de uma fazenda solar em Joinville, com autogeração de energia de mais de 56.000 kWh/ano.
Iniciativas ESG
Já na agenda Social, a companhia realiza ações de apoio ao empreendedorismo feminino, por meio de mentorias e doações. “De forma global, a Whirlpool doou US$ 144 milhões e mais de um milhão de produtos para um milhão de pessoas atendidas pelo Habitat for Humanity, ONG que promove a construção ou melhoria de moradias populares para famílias de baixa renda”, informa nota.
Por fim, em Governança, o Código de Conduta da Whirlpool foi revisado e, em 2023, mais de 250 auditorias realizadas e 3 mil duediligence concluídas.”Temos um forte compromisso com as iniciativas ESG há mais de seis décadas e sabemos da importância de atuar com transparência. Uma parte desse trabalho é a divulgação do nosso relatório de sustentabilidade, para contarmos sobre o trabalho desenvolvido globalmente na companhia, engajando os nossos colaboradores, fortalecendo as relações com as comunidades, investidores, parceiros de negócio e consumidores”, comemora Bernardo Gallina, vice-presidente de Jurídico, Compliance e Assuntos Corporativos da Whirlpool para América Latina.
Há 15 anos, a Whirlpool divulga seus resultados em ESG e pelo site é possível encontrar mais informações.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto:divulgação
