Estudo recente promovido pelo Parque da Mobilidade Urbana, da Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com o Mobilidade Estadão, mostrou que as ações ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) do Metrô de São Paulo renderam à Companhia a seleção entre as 100 mais influentes em mobilidade urbana.
“Entre as ações aplicadas, destacam-se as iniciativas de eficiência energética e redução do consumo de tração dos trens, que resultaram na queda da energia utilizada. Mesmo com o incremento de 7% da demanda de passageiros de 2022 para 2023, houve uma redução no consumo de energia para operação, indicando ganho de eficiência energética. O consumo de energia de tração por carro/quilômetro variou de 3,41 kWh/carro.km em 2015, para 2,72 em 2023”, destaca nota da companhia.
No quesito gases de efeito estufa (GEE), o Metrô em 2023 reduziu em 3% as emissões (de 22 mil para 21 mil tCO2) e mitigou o lançamento de 648 mil toneladas de CO2 na atmosfera, em razão do funcionamento de sua rede.
A empresa recebeu, ano passado, o Selo de Direitos Humanos e Diversidade pela quarta vez, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Isso se deve pela iniciativa Reconectando Vidas, na categoria Transversalidade. Trata-se de um projeto que visa o cuidado com todos os públicos, além de um transporte comprometido com a inclusão, com o atendimento humanizado e o respeito à diversidade como fator primordial.
Mobilidade mais sustentável
Fazendo um recorte ao que se refere em ESG, o Metrô conta com programas incorporados em suas operações. Um deles é o criou seu próprio manual do tema, nomeado de Guia ASGI (que considera a sigla em português e inclui a palavra “Integridade”), que baliza as ações da Companhia desde 2021. A inserção de indicadores ESG em seu Plano de Negócios Estratégico foi outro movimento importante para a entrada definitiva do Metrô nessa cultura. Como operadora de transporte público e responsável pelo planejamento e parte das expansões de infraestrutura, a empresa tem grande responsabilidade social junto a seu público, formado pelos passageiros, players do setor e aqueles impactados por suas obras.
“A Companhia criou, em 2021, seu Portal da Governança Corporativa e recebeu o direito de uso da marca de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção da Controladoria Geral da União.Por meio de avaliação do Instituto Ethos, mantém os requisitos de adesão ao Pacto Empresarial pela Integridade e Combate àfraude e corrupção”, conclui nota.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Keli Vasconcelos
