Com investimento na casa dos US$ 5 milhões, a empresa de soluções ambientais Ambipar Environment, inaugurou o mais moderno Centro de economia circular da América Latina, no Chile, com previsão das operações prevista para o primeiro semestre deste ano, localizado na região metropolitana da capital, Santigo, no setor industrial de Quilicura.
O parque industrial está equipado com tecnologias de ponta para a classificação e valorização de resíduos, com capacidade para o processamento de 60 mil toneladas por ano e, segundo informações da companhia, o local vai gerar 260 empregos diretos e indiretos e tem como premissa a classificação e pré-tratamento de resíduos sólidos de diversos setores industriais e embalagens domésticas vinculadas aos Sistemas de Gestão REP, sendo convertidos em materiais adequados para a reciclagem e geração de energia.
Economia circular
Aliás a sigla citada vem de Lei de Responsabilidade Estendida do Produtor, vigente há seis meses e propõe metas progressivas para o processamento de resíduos no Chile, informa Matías Lagos, gerente geral corporativo na Ambipar Environment. “O projeto desse parque industrial reforça a nossa presença no país e nos posiciona de forma estratégica para a consolidação de um ecossistema de economia circular na América Latina, impulsionando assim a reciclagem local. Ao iniciar a operação, o centro terá a maior capacidade de reciclagem do Chile e contará com um completo laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para controle de qualidade dos materiais processados”, explica o executivo.
Inovação
A Ambipar é uma multinacional brasileira que tem em seu DNA a inovação em gestão ambiental e investe na operação de projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental, presente em 40 países e com mais de 20 colaboradores.
Com essa nova planta industrial no Chile, além da classificação de resíduos, haverá ainda os processos adicionais em compostagem, produção de ração animal, biodigestão e geração de energia capaz de produzir combustível derivado de resíduos (CDR) a partir da fracção não reciclável.
A organização informa que por meio desse processo é possível dar aos resíduos um destino de valorização energética e, ao mesmo tempo, a descarbonizaçãoda indústria, substituindo combustíveis fósseis por resíduos que, atualmente, não têm solução por meio da reciclagem. “O centro industrial de economia circular da Ambipar terá uma taxa de valorização superior a 90% dos resíduos processados, tornando-se a maior e mais eficiente instalação deste tipo no Chile, reduzindo a necessidade de descarte em aterro sanitário”, conclui Lagos.
Foto: divulgação
