A ISA Energia Brasil, especializada em transmissão de energia no Brasil, por meio da gestão de 34 concessões distribuídas em 18 estados, recebeu pelo sexto ano consecutivo, com o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG) e foi agraciada com mais essa premiação.
A premiação foi obtida no mais alto nível de qualificação do programa, com a publicação do inventário corporativo, auditado pela PricewaterhouseCoopers (PwC), método GHG Protocol adaptado ao contexto brasileiro pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e World Business Council for Sustainable Development (WBSCD).
Em números, entre 2022 e 2024, a companhia reduziu em 20% as emissões de SF₆ (gás isolante utilizado em equipamentos de alta tensão e responsável por cerca de 80% das emissões do Escopo 1 da empresa) e manteve o índice de perdas em 0,28% do parque instalado, considerado abaixo do limite de 0,5% estabelecido pela International Electrotechnical Commission (IEC), além de desde 2019, manter a certificação de carbono neutro, resultado da compensação das emissões remanescentes por meio da compra de créditos de carbono.
“A conquista contínua do Selo Ouro do PBGHG é um reconhecimento da nossa cultura sólida de sustentabilidade. Ainda assim, seguimos com o compromisso de ampliar o mapeamento das emissões de escopo 3, aquelas provenientes de nossa cadeia de valor, umdesafio essencial para fortalecer ainda mais nossa atuação sustentável”, conta Ana Carolina David, gerente de Comunicação e Sustentabilidade na empresa.
Atividades promissoras e premiação
A empresa também reporta suas ações de responsabilidade ambiental nas comunidades. Neste ano, publicou o relatório de Jornada Climática, em que descortina seus desafios, compromissos e práticas de gestão de emissões de GEE, apoio à transição energética e o gerenciamento de riscos e oportunidades futuros relacionados às mudanças climáticas.
Também conta, em seu site, com uma página dedicada ao Programa Conexão Jaguar, principal iniciativa voluntária de sustentabilidade da empresa, na área de conservação e proteção de espécies ameaçadas, como a onça-pintada,com a implementação e apoio a tais projetos e geração créditos de carbono.
Em 2024, ofertou um aporte financeiro e técnico para um novo projeto de conservação de mais de 40 mil hectaresàs margens do Rio Muru, AC, em colaboração com a PerfinClimate, empresa especializada em investimentos, atuando em áreas como Equities (ações), Infraestrutura e Wealth Management.Já na América Latina, o programa contribui com a preservação de 868 mil hectares de florestas e vegetação nativa, na Colômbia (cinco iniciativas), no Brasil (duas iniciativas) e no Peru (três iniciativas).
Mais informações sobre as atividades ambientais da ISA Energia Brasil neste link
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto:Divulgação – ISA Energia
