Veículos elétricos, responsabilidade socioambiental, promoção de atividades com a comunidade, jornada ESG nas operações. Os setores de transportes e concessionárias de automóveis estão investindo na sustentabilidade não apenas para se alinhar à agenda global do tema, mas também por reconhecerem que é um caminho sem volta e urgente no cenário atual.
Uma delas é a concessionária Vigorito,com 26 unidades no estado de São Paulo, que investe nessas práticas para sustentar sua expansão em seu centenário de fundação. Integrou um pacote de R$ 50 milhões em investimentos até 2029, incluindo o processo de digitalização, modernização e capacitação de equipes. O primeiro ciclo prevê R$ 12 milhões para geração solar, com parte da energia sendo usada nas próprias unidades e o restante destinado à venda no mercado.
Também estuda a adoção, a partir de 2026, de indicadores baseados nos padrões GRI (Global Reporting Initiative) e SASB (Sustainability Accounting Standards Board). “A sustentabilidade precisa sair do discurso e virar ação concreta. É isso que estamos fazendo: transformando princípios em resultados, de forma técnica e com visão de impacto de longo prazo”, reforça Hermes Schincariol Júnior, diretor-superintendente do grupo.
Fórum debate rumos dos transportes sustentáveis
Com o tema “Cidades Inteligentes e Mobilidade Sustentável:Iniciativas integradas entre transporte público, privado e micromobilidade para redução das emissões”, foi realizado o 8º Fórum Transporte Sustentável, com pautas sobre sustentabilidade no transporte de cargas, passageiros, logística e mobilidade.
Um dos palestrantes, professor Márcio de Almeida D´Agosto, titular de Sustentabilidade na Mobilidade e na Logística da Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), salientou que os desafios para frotas sustentáveis permeia desde a logística até o cálculo de emissões, por conta de diversos fatores, como os veículos utilizados, combustíveis e trajetos.
“Quando pensamos em transporte de cargas, logo entendemos os feitos por veículos pesados. Porém, boa parte das entregas de mercadorias em trechos urbanos é realizada por veículos de passageiros. Grandes empresas de e-commerce, por exemplo, utilizam entregadores por aplicativo nessas entregas”, ressaltou D´Agosto em sua fala.
A íntegra do evento, transmitido pelo YouTube, pode ser acessada neste link
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Reprodução YouTube – 8º Fórum Transporte Sustentável
