É comum que uniformes de empresas se desgastem, mudem de configuração e de estilo. Como fazer essa transição sem causar danos ambientais e ainda promover o ESG nas operações? Pois companhias estão dando um destino consciente e social às peças.
Uma delas é a Federal Express Corporation, mais conhecida por FedEx, empresa de transporte expresso global, que há mais de uma década no Brasil conta com um programa de reutilização de uniformes antigos de seus funcionários. Até o momento, foram transformadas 93 mil peças de roupas, o equivalente a 30 toneladas de tecido, em mais de 37 mil cobertores.
Os itens beneficiaram 60 instituições de amparo a pessoas em situação de vulnerabilidade social e de proteção animal. “Com o nosso Programa de Reciclagem de Uniformes conseguimos transformar resíduos em um ativo social. Isso reforça nossa missão de promover a sustentabilidade e a responsabilidade com as comunidades”, comemora Gabriel Kayser, diretor de Marketing e Experiência do Cliente da FedEx.
Upcycling com uniformes
Segundo levantamento da consultoria S2F Partners, hub de inteligência especializada em gestão de resíduos e economia circular, o Brasil descarta 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano. Apenas em 2024 cada residência descartou, em média, 44 quilos de roupas e calçados, de acordo com o estudo, publicado pela Agência Brasil.
Dados como esse demonstram a importância de iniciativas de reaproveitamento de materiais têxteis. É o caso da a Binatural, especialista na produção de biodiesel, que aderiu ao Programa Rede Costura, uma iniciativa do Sesc de Salvador e de Feira de Santana, BA, que capacita mulheres na área de costura e moda, promovendo inclusão social e geração de renda.
O projeto oferece cursos, oficinas e suporte técnico para que as participantes possam desenvolver habilidades na confecção de roupas e acessórios, fomentando redes colaborativas de produção e conectando-as ao mercado de trabalho, possibilitando a venda de seus produtos e incentivando o empreendedorismo.
Em 2024, foram arrecadados mais de 400kg de roupas e a Binatural doou os uniformes que estavam em processo de desgaste, tornando essa matéria-prima que pararia nos aterros na produção de peças novas. “Estamos comprometidos em investir na capacitação das comunidades onde atuamos, no caso, na Bahia, onde está localizada uma de nossas unidades fabris. Essa iniciativa exemplifica a cultura ESG, em que a sustentabilidade vai além da produção de biodiesel, mas se estende a todas as nossas ações e parcerias”, comenta André Lavor, CEO da Binatural, ao portal UAI.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Divulgação – FedEx
