Sustentabilidade

Escolas usam do conhecimento e criatividade para difundir a sustentabilidade

Escolas usam do conhecimento e criatividade para difundir a sustentabilidade - Fitec Tec News

É evidente a importância da educação para formar pessoas mais engajadas e resilientes quando o assunto é o nosso papel mundo e nossas relações com a natureza. E uma das bases é combinação de iniciação científica e a criatividade, que resulta em itens aplicáveis no cotidiano.

Um exemplo vem do Colégio Bom Jesus, unidade Centro, de Curitiba, PR,cujo aluno Lucas Tadao Sugahara Wernick produziu 30 bandejas biodegradáveis a base de galhos de araucária e cascas de mandioca trituradas. Esses materiais cozidos com água, por meio da própria fécula, são moldáveis para formar o item que leva apenas um mês para se decompor, enquanto o modelo em isopor tem estimativa de decomposição na casa de 700 anos.

 

Criatividade sustentável

A ideia nasceu de um incômodo do estudante, em 2023, sobre as sobras e como a indústria muitas vezes não os reutiliza na cadeia produtiva. “O volume de moagem da mandioca é de aproximadamente 140 mil toneladas por mês, que geram 105 mil toneladas de resíduos, entre sólidos e líquidos, dos quais 25% (26 mil toneladas/mês) são bagaço ou massa residual. Se há sobras, por que não transformá-las em algo útil?”, questiona.

O trabalho deu tão certo que foi agraciado por uma bolsa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o que vai contribuir ao aprimoramento e produção de mais itens. “Eu vou continuar estudando e aproveitar a mistura para fazer placas de revestimentos sustentáveis para arquitetura, decoração e design”, comemora o estudante.

“Projetos como o do Lucas auxiliam os alunos a desenvolver habilidades e competências além da sala de aula. Também oportunizam o contato com a pesquisa científica desde o Ensino Fundamental e Médio”, ressalta Cornélio Schwambach, professor-orientadorno colégio.

Da sala para a vida

Na Paraíba, o projeto de extensão “Sustentabilidade como Solução para o Lixo do Mar” (SS-Oceanos), vinculado à Universidade Federal do estado (UFPB), disponibiliza um material educativo gratuito online às crianças do Ensino Fundamental I, que envolve ludicidade e informação sobre temas pertinentes como poluição nos oceanos e valorização da vida marinha.

Desenvolvido com apoio do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o projeto conta com oito aulas de 30 a 45 minutos, atividades interativas e ilustrações.

“Além do trabalho com escolas, o projeto SS-Oceanos também atua junto aos catadores de materiais recicláveis, quiosques de praia, pescadores e agências de turismo, buscando engajar esses públicos no combate à poluição por plástico no oceano”, informa nota da UFPB.

Professores interessados podem solicitar o material neste link

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto:Divulgação – Colégio Bom Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *