Assunto recorrente aqui no Portal TECNEWS, a destinação correta de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) não é apenas resultado de um cumprimento legislativo, mas também essencial para manutenção e proteção de recursos naturais.
E essa ação gera frutos: a Lwart Soluções Ambientais, empresa responsável pela logística e rerrefino, atingiu em 2024 a coleta de 225 milhões de litros de OLUC, o maior volume já registrado pela companhia. O recorde também foi quebrado em um único mês, com 21 milhões de litros recolhidos, informa relatório divulgado recentemente.
Vale ressaltar que esse processo é acompanhado por um rígido monitoramento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e de órgãos ambientais.“Esse é um trabalho contínuo de investimento em estrutura, inovação e parceria com os geradores. Ano a ano ampliamos nossa capilaridade e eficiência da operação, o que nos permite chegar a locais cada vez mais distantes, instalando novas filiais como bases de coleta e atender melhor nossos clientes”, afirma João Vianney, diretor de Coleta da companhia.
Lubrificante sustentável
Um grupo formado pela Lwart, a fabricante de veículos Iveco e a Petronas Lubrificants International (PLI) desenvolveu o Nexpro Infinity, lubrificante mineral de alta performance especialmente para modelos de autos comerciais pesados. O diferencial está na logística reversa integrada, já que conta em seu DNA com o recolhimento de OLUC em concessionárias, oficinas e indústrias.
Nexpro Infinitytem a capacidade de redução de até 77% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE). “É um marco na jornada rumo a um transporte mais sustentável. Unimos inovação técnica e responsabilidade ambiental para entregar ao cliente um produto que protege o motor e o planeta”, afirma Bernardo Brandão, diretor geral de Customer Service da Iveco para América Latina, ao Transporte Mundial.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto:Ricardo Teles/Lwart
