Princípios ESG

Pesquisas mostram que incentivo e conscientização impulsionam o ESG nas empresas

Pesquisas mostram que incentivo e conscientização impulsionam o ESG nas empresas - Fitec Tec News

Quando ouvimos a palavra “ESG”, qual primeiro pensamento vem na cabeça? Segundo o levantamento Panorama ESG, realizado pela TOTVS, empresa de tecnologia, em parceria com a consultoria H2R Insights e Trends, o pilar ambiental encabeçou as respostas de 481 profissionais das áreas de Tecnologia, Finanças, Marketing e Vendas (MKT & Vendas) e Recursos Humanos (RH), com cargos que vão de analista a CEO/empreendedor, especialistas e coordenadores. O incentivo para aplicação dos princípios ambientais, sociais e de governança fazem a diferença nas empresas.

De acordo com a pesquisa (íntegra neste link) essas pautas relacionadas foram as primeiras mencionadas entre profissionais de MKT & Vendas (68%), empatados em Tecnologia e Finanças (ambas com 54%) e RH (52%).

Um ponto pertinente do estudo mostra que para 74% dos profissionais, o termo ESG é conhecido, enquanto 26% nem sequer ouviram falar. “É possível compreender que o conceito está progredindo, porém ainda é necessária uma maior conscientização e educação nas empresas, em diferentes áreas e níveis hierárquicos, de modo que se aborde e tenha estratégias que passem por todas as temáticas que a agenda ESG engloba, para além das questões ambientais”, informa comunicado da TOTVS.

 

Incentivo

 

Para Muda Cultural, agência que iniciativa a transformação e impacto social, quando há apoio a projetos incentivados, gera visibilidade espontânea e de alto valor simbólico, pois costumam ser destaque em veículos jornalísticos, ações em comunidades e redes sociais.

Eis a importância das leis de incentivo, que por meio de seu uso estratégico, pode ser uma forma eficaz de aproximar as empresas de territórios vulneráveis, contribuindo para transformações reais e reforçando a identidade institucional perante públicos diversos.

“Projetos incentivados possuem metas, públicos e indicadores definidos. Isso permite que as empresas apresentem resultados claros: onde atuaram, quem foi beneficiado e quais os efeitos da iniciativa. Essa transparência fortalece a confiança de consumidores, parceiros e acionistas, e contribui para a composição de relatórios de sustentabilidade, agregando valor à reputação corporativa”, explica Ítalo Azevedo, sócio-fundador da Muda.

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto: Freepik

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