Sustentabilidade

Projetos sociais alimentam o compromisso com a dignidade e a sustentabilidade

Projetos sociais alimentam o compromisso com a dignidade e a sustentabilidade - Fitec Tec News

Apoiar projetos sociais, por meio de doações, abatimento de impostos ou mesmo “pondo a mão na massa” são essenciais não apenas para a reputação das empresas, mas também para criar um elo entre a esperança e o compromisso por um mundo mais sustentável alimentado a dignidade e o empenho para o empreendimento de novos negócios.

E as ações pelo país são inúmeras, seja pela iniciativa privada, seja por atividades na gestão pública. Em Roraima, a Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas (Vepema), do Tribunal de Justiça do estado, direciona recursos de penas alternativas (prestação pecuniária) a projetos que ofereçam suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade.

 

Apoio aos empreendedorismo e dignidde

 

Um deles é o “Natudivas: Toda mulher é uma joia“, da Escola Estadual Diva Lima, que tem como propósito o empreendedorismo com a produção de biojoias (com elementos como sementes, couro e escamas de peixe), transformando o conhecimento adquirido em fonte de renda sustentável.

“Quando criamos o projeto, nosso objetivo era atender mulheres em situação de violência doméstica, mas percebemos que muitas mães tinham receio de participar. Diante disso, passamos a realizar palestras sobre o tema e a incentivar a autonomia financeira das alunas, oferecendo esses cursos “, explica PollyanaFontinelle, responsável pela iniciativa.

 

Bons frutos

 

Outra iniciativa vem do Grupo Tigre, multinacional brasileira em soluções para construção civil e cuidado com a água. Por meio de seu programa Reciclar para Recriar, iniciativa de sustentabilidade que une preservação ambiental e transformação social.

Criado pela Tigre em parceria com o Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), braço social do grupo, o programa estimula colaboradores a levarem resíduos recicláveis até os pontos de coleta nas unidades da empresa, cujo valor arrecadado é revertido em sua totalidade para iniciativas sociais viabilizadas pelo ICRH, nas áreas de educação, esporte e saúde em comunidades de todo o Brasil.

Foram cerca de 2.670 toneladas de resíduos reciclados e em 2024, o ICRH investiu R$ 7,1 milhões, que impactaram 410 mil pessoas em 345 projetos apoiados.“O Reciclar para Recriar é um exemplo concreto de como atitudes simples podem gerar grandes transformações. Ao mesmo tempo em que reduzimos o impacto ambiental, conseguimos financiar projetos que melhoram a vida de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destaca Felipe Hansen, presidente do Instituto.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto:Arquivo Escola Estadual Diva Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *