Uma pesquisa da consultoria Corporate Knights revelou que houve um aumento no investimento entre as empresas classificadas como as mais sustentáveis do mundo, alocando 58% dos seus investimentos em soluções mais sustentáveis em suas operações. Em reconhecimento a essas ações importantes o setor em torno das questões socioambientais vem promovendo diversas premiações.
Isso mostra que o mercado está em busca de incrementos para melhorar o status ESG em suas atividades, e estão sendo reconhecidas por isso através de premiações em nível global. Um exemplo é a Aperam BioEnergia, que foi agraciada em maio na edição 2025 do Prêmio ESG na categoria Inovação em Energia Renovável, no Eixo Ambiental, com o projeto “Produção de bio-óleo, um combustível renovável – zero emissão de carbono”, na região do Vale do Jequitinhonha, MG.
Premiações em prol da inovação
As premiações reconhecem o valor da inovação. Neste exemplo, o bio-óleo é produzido a partir da condensação de gases gerados durante a transformação do eucalipto em carvão vegetal. Em desenvolvimento desde 2017, é um biocombustível 100% renovável que foi utilizado em diferentes aplicações práticas até que se mostrou capaz de gerar uma melhora significativa de performance em substituição ao uso de óleos e outros combustíveis de origem fóssil em processos industriais.
“A produção de carvão gera um resíduo que é o alcatrão. Por uma série de inovações que implantamos nos nossos processos ao longo dos anos, conseguimos viabilizar sua transformação em um produto sustentável de grande potencial, com emissões zero de CO₂ e tem ajudado nossos parceiros a descarbonizar os seus processos”, enfatiza Frederico Ayres Lima, CEO da Aperam.
Selo Verde
Outra empresa agraciada foi a Laborsan Agro, especializada em soluções para tratamento de sementes, que recebeu o Selo Verde, certificação ambiental que atesta o compromisso da empresa com práticas sustentáveis e responsáveis.
Concedido pelo Jornal do Meio Ambiente, o selo reconhece, por meio de uma avaliação rigorosa, as corporações que atestam que suas operações são ecologicamente responsáveis nos quesitos Água e efluentes; energia; matérias-primas e resíduos; emissões atmosféricas e educação Ambiental.
“Para a Laborsan Agro, a obtenção do Selo Verdeé apenas o começo. A empresa continua a investir em práticas de sustentabilidade que impactam diretamente a sociedade e o meio ambiente, com foco na redução das emissões de carbono e na promoção de soluções inovadoras para o agronegócio”, endossa comunicado.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto:Freepik
