Sustentabilidade

Empresas apostam em produtos que promovem ambientes mais seguros e saudáveis para os trabalhadores

Empresas apostam em produtos que promovem ambientes mais seguros e saudáveis para os trabalhadores - Fitec Tec News

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril) é uma data que reforça a importância de práticas que protejam e valorizem o bem-estar físico e mental dos colaboradores. Mais do que uma obrigação legal, investir em ambientes de trabalho mais saudáveis tornou-se uma prioridade estratégica para empresas que desejam crescer de forma sustentável e humana, valorizando ambientes de trabalho seguros e éticos.

Adriana Machado, diretora da ADN Bio, empresa de logística reversa, especializada no fornecimento de  produtos biodegradáveis, como desmoldantes e desengraxantes amplamente utilizados em maquinários industriais e na construção civil, viu seu volume de venda crescer nos últimos anos e comenta sobre os impactos da preocupação das empresas com saúde de seus colaboradores e meio ambiente.

 

Ambientes mais seguros e saudáveis

 

“Toda empresa, quando opta por adotar produtos menos agressivos, está atuando diretamente na prevenção de acidentes, melhorando a qualidade no ambiente de trabalho e evitando o contato constante com agentes irritantes. Isso influencia positivamente na qualidade de vida do trabalhador e na produtividade das equipes”, explica.

Treinamentos frequentes, protocolos de segurança atualizados e o uso de produtos menos danosos aos trabalhadores são algumas das medidas adotadas por organizações que compreendem que o cuidado com o colaborador é essencial para o sucesso dos negócios. Entre essas ações ganha destaque o uso de insumos que reduzem riscos à saúde, como produtos com formulações mais seguras para o manuseio diário. A substituição desses materiais por alternativas mais seguras reduz a exposição a substâncias nocivas e diminui as chances de acidentes e afastamentos.

Adriana também destaca que esse aumento das empresas por soluções mais seguras reflete uma transformação nas prioridades do mercado. “Hoje, mais do que nunca, o colaborador é visto como essencial e parte importante nos resultados dos negócios. E cuidar da saúde dele vai além do discurso: é uma atitude concreta que fortalece o ambiente interno, melhora o clima organizacional e reduz custos operacionais”, afirma.

 

Perigos dos produtos químicos

 

O uso de produtos químicos pode trazer diversos riscos para a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Por serem constituídos com substâncias químicas fortes, podem causar desconfortos como irritações na pele e nos olhos, além de odores fortes que dificultam a respiração e tornam o ambiente de trabalho mais desagradável. E isso pode representar diversos perigos para a saúde dos trabalhadores e para o meio ambiente.

“Muitos desses produtos contêm substâncias tóxicas. Além dos riscos à saúde, há também o perigo de acidentes. No aspecto ambiental, o descarte inadequado desses produtos pode contaminar o solo, a água e o ar, afetando ecossistemas inteiros. Por isso, é fundamental sempre que possível, a substituição por alternativas biodegradáveis”, finaliza Adriana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *