Seja a limpeza de uma praça, seja ensinar uma criança a ler ou mesmo ler a um paciente hospitalizado, o voluntariado é um meio não apenas de troca de afeto, mas também de empatia, força de vontade e de esperança. E o brasileiro tem a veia para essa atitude: segundo a Pesquisa Voluntariado no Brasil, realizada a cada dez anos, pessoas com mais de 16 anos que estão envolvidas em ações voluntárias e engajadas na solidariedade saltou de 8% em 2001 para 34% em 2021.
“Ser um voluntário vai além dos momentos empáticos e da prática esporádica, mas passa por um exercício cotidiano, trabalhado constantemente, em momentos e locais diferentes. Desde a família, passando pela escola e atividades extracurriculares, o voluntariado é um momento de troca de aprendizados e geração de novas oportunidades para quem ajuda e quem é ajudado”, destaca artigo publicado pelo g1, da Educação Adventista.
Inciativa educacional e o voluntariado
Muitas empresas também estão engajadas nessa premissa. A Cummins Brasil, especializada em energia, conta com mais de 1,4 mil voluntário sem seu time de colaboradores, apenas em 2024, que dedicaram cerca de 14 mil horas nos projetos sociais da empresa, alcançando 89% de engajamento e um impacto direto em mais de 200 mil pessoas.
“O voluntariado é o principal catalisador das iniciativas sociais da Cummins, transformando o compromisso ESG em ações concretas que beneficiam comunidades e promovem mudanças positivas e duradouras. Cada colaborador engajado se torna um agente de transformação, reforça a nossa cultura de responsabilidade social, ampliando o alcance das nossas iniciativas”, frisa Soraia Senhorini Franco, gerente Executiva de Responsabilidade Corporativa.
Dentre o seu ecossistema de voluntariado, a companhia, por meio de seus programas educacionais, em 2024 auxiliou mais de 4,6 mil alunos e 167 professores foram beneficiados, somando 3,1 mil horas de treinamento em iniciativas que abrangeram da Educação Infantil à Universidade. O programa global Cummins Ready, lançado ano passado, visa educar um milhão de jovens até 2030, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação – Cummins
