Princípios ESG

Certificações são passos importantes na jornada ESG

Certificações são passos importantes na jornada ESG - Fitec Tec News

Recorrentemente falamos aqui no Portal TECNEWS de empresas, independentemente de seu porte, que receberam certificações por suas atividades em consonância ao conceito ESG. Porém, não bastam apenas boas intenções e inferências para essa jornada acontecer, se faz necessária a adoção de diagnósticos que podem proporcionar mudanças significativas na rotina da organização, o que inclui a participação de todos os componentes nessa jornada.

E, o cenário pode piorar quando esse trabalho não tem planejamento e embasamento: segundo estudo da agência de classificação de risco de crédito Bells & Bayes Rating Analytics, baseada em informações prestadas por 191 das 193 empresas no Novo Mercado da B3 em Formulários de Referência à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), observou que 63% publicaram documento a título de Relatório de Sustentabilidade, mas apenas 29% foram auditadas ou obtiveram certificação externa.

“Em um contexto no qual os investidores levam cada vez mais em consideração as informações ESG para tomada de decisão na hora de alocar capital, o estudo sugere que a falta de verificação externa, capaz de inibir a propagação de relatos equivocados e a promoção do greenwashing, tende a despontar como desafio a ser superado internamente”, afirma Wesley Mendes, um dos autores do estudo, ao InvesTalk, do Banco do Brasil.

 

Jornada sustentável

 

O Bureau Veritas, globalmente conhecido por sua atuação com Teste, Inspeção e Certificação (TIC), lançou recentemente a Jornada Sustentável, solução que pode ajudar pequenas e médias empresas brasileiras alcançarem suas metas ESG, atendendo as necessidades específicas de cada setor.

Segundo a consultoria, a iniciativa combina inovação, estratégia e personalização para ajudar as organizações a enfrentarem os desafios da sustentabilidade, ao longo de 12 meses, por meio de cinco etapas, que se inicia no diagnóstico ESG, com uma avaliação detalhada para identificar o status atual da empresa em relação a práticas sustentáveis, assim é possível analisar riscos e oportunidades, além de capacitar colaboradores e líderes no tema.

“Reunimos quase 200 anos de experiência contribuindo para construir um mundo de confiança e os últimos anos focados no desenvolvimento de soluções sustentáveis. A Jornada Sustentável abre um novo capítulo na maneira como as empresas podem integrar a sustentabilidade em seus processos, proporcionando os recursos necessários para avançar em conhecimento para a definição, implementação e acompanhamento de metas ESG, alinhado com as expectativas globais”, diz Andressa Lisboa, diretora de Certificação do Bureau Veritas.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *