Sustentabilidade

Setor ferroviário adere a ações sustentáveis que vão além dos trilhos

Setor ferroviário adere a ações sustentáveis que vão além dos trilhos - Fitec Tec News

O ramo de logística está em grande expansão no país, com estimativa em oferecer mais de 150 mil vagas no país em 2025, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e um dos modais que, literalmente, pode entrar nesses trilhos e ainda carrega a sustentabilidade em sua égide é o ferroviário.

E isso pode ir além da logística e transporte de pessoas, fazendo com que as administradoras desse modal também realizem ações ambientais para a comunidade do entorno, por exemplo. Recentemente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, em decisão histórica, o Programa de Sustentabilidade para ferrovias e rodovias federais (resolução n°6.057/2024), cujo foco é busca alinhar às boas práticas, enfrentando desafios ambientais, sociais e climáticos.

“A resolução fortalece as políticas públicas de sustentabilidade à infraestrutura brasileira. Questões relacionadas à descarbonização, novas tecnologias e ações de resiliência climática e apoio às comunidades impactadas, passam a compor os contratos, seja na modelagem econômica dos contratos dos novos leilões, seja na adaptação dos contratos a partir de reequilíbrios”, detalha Cloves Benevides, subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes.

 

Boas práticas nos trilhos

 

Um bom exemplo é o da VLI, que atua nas ferrovias Norte Sul e Centro-Atlântica, além de terminais intermodais, no carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários em Santos, SP, São Luís, MA, e Vitória, ES.

Por meio de seu Programa Novo Trilho, criado em 2021, atualmente já recebeu 110 toneladas de resíduos sólidos recicláveis em 30 pontos de coleta que funcionam em 14 municípios, entre Minas Gerais, Maranhão e São Paulo. A empresa informa que em relação a 2023, houve um acréscimo de 20 toneladas recolhidas no ano passado, por conta da ampliação do programa.

“Queremos estimular atitudes mais sustentáveis, por meio da destinação adequada, incrementando a renda de famílias que promovem a reciclagem. Temos o propósito de transformar a logística do país e isso também envolve gerar legado nas comunidades onde estamos presentes. O Novo Trilho é uma iniciativa com grande impacto positivo nesse sentido”, comenta Maria Clara Fernandes, gerente de Responsabilidade Social da companhia.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: VLI/Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *