Sustentabilidade

Brasil se posiciona no Top 10 de edifícios com certificação LEED

Brasil se posiciona no Top 10 de edifícios com certificação LEED - Fitec Tec News

Além de contribuir com o meio ambiente, a construção de edifícios sustentáveis também é atraente em investimentos, e o fomento de certificações LEED, por exemplo, se faz essencial para que esse mercado se expanda ainda mais no Brasil.

E o país tem o que comemorar: o U.S. Green BuildingCouncil (USGBC), principal organização mundial de certificação e credenciamento em sustentabilidade e saúde, anunciou recentemente o ranking global de 2024 dos 10 principais países e regiões para certificação LEED, com o Brasil ocupando a 9ª posição em área total certificada.

 

Certificação LEED

 

A entidade destaca países e regiões fora dos EUA que se engajam no design, construção e operação de edifícios saudáveis e sustentáveis. Para se ter uma ideia, apenas em 2024, o Brasil certificou de 125 projetos de edifícios verdes LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), liderando em número total de projetos na América Latina e representando um crescimento de 5% em relação a 2023.

“A certificação LEED tem desempenhado um papel essencial como ferramenta de transformação para acelerar o movimento de construção sustentável no Brasil em direção à eficiência, conforto e sustentabilidade, e o país está entre os 10 primeiros em todas as listas relacionadas aos números globais.Há muitas histórias de sucesso por trás de cada metro quadrado certificado, como o primeiro LEED v5 do mundo ou projetos certificados com nível Platinum sem nenhum custo adicional de construção”, comemora Felipe Augusto Faria, CEO do Green BuildingCouncil Brasil.

A certificação LEED v5, citada por Faria, é a versão mais recente do sistema, lançada no final de 2023, e tem como foco o aprofundamento em itens como a redução de emissões de carbono, qualidade de vida dos usuários e conservação e restauração dos ecossistemas.

 

Curitiba

 

Um dos grandes feitos em 2024 está em Curitiba, PR, que abriga o primeiro projeto LEED v5 do mundo: a Portobello Shop Jardim Social, sendo certificada por seu programa beta para operações e manutenção (O+M), contando com a consultoria da empresa de engenharia Petinelli, responsável por mais da metade das certificações LEED Platinum no mercado brasileiro.

A loja, que atua no ramo de revestimentos cerâmicos, alcançou a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) com combustão zero no local, 88% de aquisição de energia renovável e melhoria de 90% nas emissões decorrentes do uso de energia do edifício. “Na nossa visão, adotar práticas sustentáveis não custa mais caro, mas exige disposição para inovação e equipes de trabalho comprometidas. A rede conta com guia de boas práticas ESG, com recomendações como captação de água da chuva, uso de ventilação e iluminação natural, além de ações sociais e de governança”, afirma Romael Soso, CEO da Portobello Shop.

Vale ressaltar que a Portobello Shop Jardim Social foi a quinta loja do Brasil a conquistar essa certificação, sendo a única do país no segmento.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Guto Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *