Já falamos aqui no Portal TECNEWS das ações que os supermercados estão fazendo para o meio ambiente, seja em suas operações, seja para auxiliar clientes a aderir à pratica, como os postos de coleta. Uma dessas redes supermercadista, a COOP, firmou parceria com o Grupo Heineken e a Ambipar para a instalação de Retorna Machines em suas unidades.
Ao fazer o descarte de forma adequada, o cliente pode participar do Programa Triciclo de Benefícios, acumulando pontos, chamados de tricoins, que são trocados por descontos em empresas como a concessionária de energia Enel, Mercado Pago e Bilhete Único, e, segundo a cooperativa de consumo, em breve esse benefício também pode ser revertido em descontos em produtos do Grupo Heineken. Vale lembrar que a COOP já conta com tais máquinas em suas operações. “Nos dois últimos anos, os coletores instalados receberam mais de 4 toneladas de pilhas. Todo o óleo de cozinha utilizado também passa pelo devido descarte, e em 2024, foram 18,6 mil litros e 160 mil litros em 15 anos”, informa nota.
Descontos na rede supermercadista
Outra iniciativa vem também de parcerias na área supermercadista e reverte em descontos: a Rede Pão de Açúcar e a startup Green Mining, juntamente com a fabricante de alimentos Danone, instalaram uma estação de reciclagem intitulada Recicle & Ganhe.
O primeiro teste foi em uma unidade da zona sul de São Paulo, em que os clientes entregam materiais como plástico, metal e longa vida, cadastram o CPF e identificam sua sacola por meio de QR Code. “Com o saco de recicláveis identificado, basta deixar os materiais na estação e uma vez coletados, eles são pesados, contabilizados e geram cupons de desconto para uso nas lojas físicas participantes ou no site e app do Pão de Açúcar”, explica Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining, ao Ciclo Vivo.
Ressalta-se que a rede já conta com postos de coleta voluntária há mais de uma década em suas unidades. “Unimos a tecnologia e sustentabilidade para garantir a rastreabilidade da logística reversa e otimizar a atuação de todos os elos envolvidos na cadeia de reciclagem”, conclui.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação COOP
