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Tecnologia e sustentabilidade são a receita para o sucesso no mercado de brindes corporativos

Tecnologia e sustentabilidade são a receita para o sucesso no mercado de brindes corporativos - Fitec Tec News

De nada adianta uma empresa se engajar ao conceito ESG e manter hábitos nada sustentáveis, como distribuir brindes que gerem mais resíduos, como o uso exagerado de embalagens. E isso, os clientes estão de olho: um levantamento da plataforma de e-commerce Mercado Livre aponta um aumento de 112% no número de brasileiros que preferem produtos sustentáveis.

Ainda nos números, de acordo com a consultoria Gitnux Marketdata, apenas em 2019, o setor de brindes corporativos foi avaliado em US$ 318,2 bilhões e a expectativa é, que até 2027, cresça mais de 13%. Pensando nisso, esse mercado une tecnologia, com a utilização da inteligência artificial, entregas rápidas e sem limite mínimo de lotes. “O planejamento de campanhas com brindes está ficando mais pontual. Assim, a ideia de estocar itens está dando lugar a um hábito de aquisição em volume menor, e em cima das demandas”, explica Carla Olinda, diretora da LTP Personalização, ao site Terra.

 

Mercado de brindes

 

Além de administrar demandas que não gerem encalhes, o setor também amplia sua cartela de itens eco-friendly, como copos feitos em fibra de arroz e bambu, que também vão para canetas e até caixas de som. Já as tradicionais agendas ganham versões com capas feitas em garrafas pet recicladas. “A sustentabilidade no mercado de brindes corporativos é crucial para empresas demonstrarem responsabilidade ambiental, melhorarem sua reputação, atrair consumidores conscientes e diferenciarem suas marcas”, comenta Juana Nascimento, CEO da Drika Brindes.

“Ao oferecer produtos com menor impacto ambiental, as empresas se posicionam como líderes em inovação e responsabilidade social, construindo um futuro mais sustentável para todos e incentivando seus clientes e colaboradores a fazerem o mesmo”, salienta a gestora,ao site Valor.

 

Reaproveitamento

 

Outra tendência é a oferta de produtos personalizáveis e que tenham um propósito. É o caso da Marulho, nascida em 2019 em Ilha Grande, RJ, que utiliza o reaproveitamento de redes de pesca na produção de itens como bolsas, esfregões, bijuterias e redes, desta vez, para descanso de pessoas.

Segundo a empresa, 43% do valor arrecadado com os produtos vai diretamente aos redeiros e costureiras caiçaras. “O uso de brindes ecológicos mostra que a empresa está alinhada aos valores dos consumidores e comprometida com um futuro mais sustentável. Além disso, essas iniciativas contribuem para reduzir o desperdício e fortalecer a economia local”, afirma Samara Oliveira, oceanógrafa e gestora comercial e de marketing, ao site O Dia.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: divulgação – Marulho

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