Água e efluentes

Gestão da água ao longo do ciclo é o segredo para alta produtividade do canavial

Gestão da água ao longo do ciclo é o segredo para alta produtividade do canavial - Fitec Tec News

Com as temperaturas acima da média, mudanças nos padrões de chuva e oceanos ainda aquecidos, 2025 deve ser um ano desafiador aos agricultores brasileiros. Diante deste cenário de extremos climáticos é preciso atenção redobrada com a gestão do fornecimento de água durante todo o ciclo produtivo do canavial, evitando que as plantas entrem em estresse hídrico. Para ajudar nesta tarefa, durante a Coplacampo, realizada pela Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), de 24 a 28 de fevereiro, em Piracicaba/SP, a Lindsay América Latina, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, estará presente com alta tecnologia para o manejo de irrigação.

Entre as ferramentas que podem auxiliar na gestão da água na lavoura está o FieldNET Advisor. A ferramenta que simplifica as informações, oferece as recomendações de quando, onde e quanto irrigar. Sua vantagem é ser totalmente integrada ao FieldNET™ (tecnologia de gerenciamento remoto da Lindsay possibilita monitorar a irrigação em qualquer marca de pivô).

 

Produtividade

 

Outro diferencial é que a solução fornece a recomendação correta ao produtor, ou seja, vai aplicar realmente a quantidade de água necessária, no momento certo, no local exato sem desperdícios, mantendo a umidade do solo necessária para cada planta no canavial. Outra possibilidade é programar a ferramenta para operar com uma limitação de oferta, assim o sistema automaticamente vai escolher quais são os melhores momentos para fazer a irrigação. Assim, a cultura não entra em estresse nos momentos mais sensíveis.

A tecnologia do sistema, tem a capacidade de automaticamente calcular e dividir o quanto há de água disponível ao longo da safra para fazer as irrigações nos momentos mais críticos. Em casos de baixa oferta, em longos períodos de seca, por exemplo, o sistema já recomenda a irrigação quando realmente torna-se necessário. Assim, haverá a garantia que haverá água suficiente para a lavoura. “Diante de cenários de incertezas é fundamental a adoção de tecnologias e ferramentas que garantam que as plantas não terão estresse durante o seu ciclo de crescimento. Por isso, o nosso foco não é apenas reduzir o consumo de água e sim otimizar sua utilização”, destaca Juan Latorre, gerente de vendas da Lindsay.

 

Ganhos diretos no canavial

 

Utilizando a irrigação aliada ao correto manejo do canavial, o produtor poderá ter como ganho direto o aumento de produtividade. De acordo com Latorre, atualmente, a média nacional é de cerca de 80 toneladas de cana-de-açúcar por hectare. Já áreas com pivôs e tecnologias da irrigação é possível atingir patamares de 140 ton de cana-de-açúcar por ha. Ainda segundo o profissional, outro ponto importante a destacar é a maior longevidade. “Temos clientes que praticamente dobraram a longevidade nas áreas irrigadas por pivô. Há casos de canaviais produtivos por mais de 10 anos. Ou seja, a cada dois ciclos economiza-se uma reforma”, detalha.

Foto: Lindsay/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *