A Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação), entidade gestora desde 2017 na logística reversa de lâmpadas pelo Brasil, abriu um chamamento privado a municípios com menos de 25 mil habitantes para expansão de seu programa de coleta itinerante.
O objetivo é tornar essa coleta mais acessível,permitindo que cidades menores possam ter essa soluçãode forma gratuita e de caráter voluntário, com a retirada e destinação adequada das lâmpadas fluorescentes armazenadas no território. “A cidade tem a oportunidade de realizar campanhas de arrecadação de lâmpadas com escolas, universidades, instituições de saúde públicas e organizações sem fins lucrativos, antes da coleta da Reciclus. Isso não só promove a conscientização ambiental, mas também fortalece a responsabilidade coletiva”, frisa Camilla Horizonte, gerente de Operações e Marketing da entidade.
Como proceder para coleta das lâmpadas
Para participar, os gestores municipais devem manifestar interesse por e-mail: reciclus@reciclus.org.br até 31 de março.Após essa etapa, a Reciclus validará o documento e encaminhará o link do requerimento de informações detalhadas para análise e programação da coleta.
Vale lembrar que é preciso a cidade ter até 25 mil habitantes e armazenar, em um único local, pelo menos 1 mil lâmpadas, sendo fluorescentes, vapor de sódio, vapor de mercúrio ou luz mista, aumentando esse número por meio de campanhas. “O município ainda pode utilizar materiais gratuitos do Programa Reciclus Educa a professores e alunos, ampliando a educação sobre o descarte correto e incentivando a participação ativa da comunidade”, arremata a gerente.
O edital completo está disponível neste link.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
