Energia

Diesel sustentável é a nova aposta para o transporte público em Caxias do Sul

Diesel sustentável é a nova aposta para o transporte público em Caxias do Sul - Fitec Tec News

Já noticiamos aqui no Portal TECNEWS as inovações presentes pelo Brasil no transporte público, o que inclui os e-buses. A novidade vem da cidade de Caxias do Sul, RS, que está testando o primeiro ônibus do Sul do Brasil a operar com o diesel sustentável.

A parceria é com a RodOil, distribuidora de combustíveis, e a Visate, concessionária da região, ao uso do combustível ecoaditivado DuraMais+, que promete a redução em até 50% as emissões de poluentes e aumenta a eficiência em 10%. “A adoção de combustíveis mais limpos no transporte público, como o diesel sustentável, é um passo essencial para reduzir emissões e promover um futuro mais sustentável. Projetos como esse demonstram que inovação e responsabilidade ambiental podem andar juntas, trazendo benefícios reais tanto para as frotas quanto para a população que utiliza o serviço diariamente”, explica Roberto Tonietto, presidente e fundador da empresa.

 

Diesel sustentável

 

De acordo com a concessionária, ação integra a comercialização de espaços na frota da concessionária Visate, com o objetivo de beneficiar diretamente os usuários do sistema. Os valores arrecadados por meio do envelopamento do ônibus, por exemplo, serão destinados à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), via Fundo Municipal de Trânsito (FUMTRAN). “A receita gerada pelo envelopamento dos ônibus contribui para a redução da tarifa, proporcionando alívio financeiro aos passageiros”, afirma Gustavo Marques dos Santos, diretor executivo da Visate.

Na cidade de São Paulo, em janeiro foram entregues 100 ônibus elétricos, cujo investimento foi de R$ 213 milhões, com subvenção destinada à aquisição de modelos que vão circular por vários bairros da capital paulista.

A administração municipal também está substituindo os caminhões que fazem a coleta do lixo e adquirindo veículos elétricos para a Guarda Civil Metropolitana: “Essa entrega representa um avanço muito grande, pois 64% do dióxido de carbono que é emitido em São Paulo é proveniente dos 7 milhões de carros e de 1,3 milhão de motos que circulam por dia e, além disso, 55% são provenientes dos ônibus”, aponta Ricardo Nunes, prefeito do município.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Yuri Oliveira – Caxias do Sul, RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *