Energia

Mercado de biogás expande e gera renda, mas ainda tem desafios

Mercado de biogás expande e gera renda, mas ainda tem desafios - Fitec Tec News

Com uma média de crescimento de 21% nos últimos cinco anos, a capacidade instalada da produção de biogás no Brasil está em expandindo, com uma produção de 4.339 Nm3/ano, conforme dados do Panorama do Biogás 2023, publicado pelo CIbiogas – Panorama do Biogás no Brasil em 2023.

Na outra ponta, entre 2011 e 2020, o biogás cresceu 800% no Brasil, porém a produção não ultrapassou 1,5% do potencial, conforme estudo liderado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Stephanny Maciel, engenheira eletricista da Vaisala e responsável pelos negócios de Power & Energy no Brasil, acredita que esse potencial seja maior, mas sem deixar de lado os regramentos vigentes, é necessário o uso de tecnologias adequadas para fomentar ainda mais o impacto desse crescimento no cenário energético brasileiro.

“É preciso conhecer e explorar estratégias eficazes que otimizam a produção de biogás e biometano (alternativas ao gás natural e aos derivados de petróleo). Estamos vivendo uma época de novas oportunidades no campo energético nacional”, afirma a profissional da empresa, especializada em medições climáticas, ambientais e industriais.

 

Economia e renda

 

O Paraná conta com o seu programa Energia Rural Renovável (RenovaPR), criado pelo Governo estadual com o objetivo de incentivar a produção de energia limpa e sustentável no campo. Desde 2021, ano de criação do programa, já foram mais de 26 mil usinas fotovoltaicas e ou de biogás instaladas.

Por meio de subsídio da taxa de juros, via Banco do Agricultor Paranaense, operacionalizado pela Fomento Paraná, o estado banca parte ou a integralidade dos juros do financiamento para instalação de fontes de energia renováveis no meio rural. “O Governo do Paraná incentiva o biogás mais do que qualquer outra energia renovável porque, ao se fazer biodigestão, é realizado um tratamento, uma adequação ambiental, pois os dejetos que normalmente impactam o meio ambiente são transformados em riqueza”, comenta Herlon Almeida, coordenador de Energias Renováveis no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *