Além da economia e da sustentabilidade, o mercado de energia solar está diversificando a cartela de serviços para atender a demanda, igualmente mais crescente por placas solares.
De acordo com o boletim de outubro da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), entidade que representa o setor, a potência instalada de sistemas fotovoltaicos no Brasil é de 48 mil MW, sendo 15.620 MW de geração centralizada e 32.624 MW de geração distribuída. Com isso, a energia solar representa 20,28% de toda a energia elétrica produzida no país, atrás apenas da hídrica, que é responsável por 46% da matriz elétrica brasileira.
Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da Absolar, o crescimento acelerado da energia solar é tendência mundial e colabora para o processo de descarbonização das economias.
“O Brasil possui um dos melhores recursos solares do planeta, o que abre uma enorme possibilidade para a produção do hidrogênio verde mais barato do mundo e o desenvolvimento de novas tecnologias sinérgicas, como o armazenamento de energia elétrica, os veículos elétricos e os data centers”, diz o gestor, ao Portal Solar.
Gama de serviços e placas solares
Um exemplo é o da L8 Energy, que já atua há oito anos na distribuição e industrialização de sistemas fotovoltaicos, que decidiu ampliar o seu portfólio com o serviço de Operação e Manutenção (O&M) de usinas solares.
“Muitas empresas já perceberam as vantagens econômicas e ambientais dos sistemas fotovoltaicos e, por isso, nos últimos anos tivemos um crescimento exponencial na quantidade de usinas de até 5MW instaladas em todo o país. A regulação do mercado livre de energia impulsionou ainda mais este setor e, hoje, as usinas são buscadas tanto para reduzir os custos operacionais das companhias quanto por investidores que pretendem comercializar a energia”, explica Leandro Kuhn, CEO da L8.
Dentre os serviços está a supervisão de duas usinas em Minas Gerais, cuja equipe monitora remotamente toda a operação da usina como geração de energia, desempenho dos trackers, energia injetada na concessionária, dados da estação solarimétrica e possíveis falhas nos inversores. A empresa também realiza a limpeza dos módulos e da vegetação, manutenções preventivas da fixação dos módulos e do cabeamento.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
